Com início marcado para 25 de março e encerramento previsto para 7 de junho, a Copa Sul-Sudeste terá sua primeira edição em 2026. A disputa faz parte do novo calendário do futebol brasileiro elaborado pela CBF e reunirá clubes de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Já as equipes do Espírito Santo participarão da Copa Centro-Oeste.
A competição contará com 12 participantes e terá como regra a ausência de clubes classificados para a Libertadores ou Sul-Americana, que não poderão atuar no torneio interestadual. Cada estado terá dois representantes, definidos a partir dos campeonatos estaduais de 2025 ou, em alguns casos, por seletivas disputadas no mesmo ano. A CBF também permitirá que cada clube decida se deseja ou não participar do torneio.
Copa Sul-Sudeste: clubes classificados
Minas Gerais
- América-MG
- Tombense
Rio de Janeiro
- Volta Redonda
- Sampaio Corrêa-RJ
Rio Grande do Sul
- Internacional
- Juventude
São Paulo
- São Bernardo
- Novo Horizontino
Paraná
- Operário
- Cianorte
Santa Catarina
- Avaí
- Chapecoense
Observações importantes:
Clubes que terminarem o Brasileirão na 14ª posição ainda podem conquistar vaga em torneios da Conmebol, dependendo do campeão da Copa do Brasil, o que os retiraria da Sul-Sudeste.
Outras equipes podem ir direto à Libertadores via Copa do Brasil, caso sejam campeãs, deixando livres suas vagas na competição regional.
Copa Sul-Sudeste: formato
O torneio será disputado em três etapas. Na primeira fase, os 12 participantes serão divididos em dois grupos de seis. Os times não enfrentarão os adversários do próprio grupo, mas sim todos os da outra chave, em turno único.
Os dois melhor colocados de cada grupo avançam às semifinais, disputadas em partidas de ida e volta. A final também será realizada em dois jogos, decidindo o primeiro campeão da história da Copa Sul-Sudeste.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98











