Nesta quarta-feira, 24, a FIFA anunciou os nomes dos mascotes da Copa do Mundo de 2026 que será realizada em três países: Estados Unidos, Canadá e México.
Maple, Zayu e Clutch foram os nomes escolhidos e cada um deles é referente a um dos países.
Maple
O primeiro anunciado foi Maple, um goleiro canadense. O nome faz menção a palavra “maple” que no Cananá tem como significado a árvore de bordo, grande símbolo nacional, cuja folha vermelha aparece na bandeira nacional.
Zayu
O segundo é Zayu, um atacante mexicano. A origem do nome é da língua náuatle, falada pelo povo asteca, que significa “jovem”. No vídeo a FIFA indica que o personagem será uma espécie de felino.
Clutch
O terceiro é Clutch, um camisa 10 norte-americano. O nome faz menção ao termo “clutch” que tem como significado alguém ser decisivo nos momentos importantes, o termo é muito utilizado nas coberturas esportivas do país. No vídeo de divulgação, a FIFA indica que ele pode ser uma ave, com a cor azul, assim como da bandeira americana.
Mascotes desde 66
Mascotes para as copas é tradição desde a edição de 1966, na Inglaterra. Na ocasião, o leão Willie conquistou o mundo e desde então cada mundial teve personagens conforme o país-sede.
A FIFA ainda não divulgou a data para a imagem completa ser revelada, porém, ela pode ocorrer em 5 de dezembro, data que a Copa do Mundo de 2026 sorteará os grupos.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98










