Connect with us

Cursos

Hortolândia abre inscrições gratuitas para formação de atores e dançarinos

Publicado

em

Deseja ser ator ou dançarino? Então, fique atento a esta oportunidade. A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura, está com inscrições abertas para dois cursos gratuitos, voltados à formação de profissionais para atuar no teatro ou na dança. As formações continuadas são pioneiras na região e duram dois anos.

Os interessados podem fazer matrícula até a próxima sexta-feira (27/02), na Biblioteca Luz do Saber, localizada na Rua Graciliano Ramos, 698, Jardim Amanda. Basta apresentar, no ato da inscrição, cópias do RG e do comprovante de residência e uma foto 3×4, das 8h às 17h.

Os cursos atenderão pessoas a partir dos 16 anos. Se o interessado for menor de 18 anos, deverá anexar, também, cópia do RG da mãe. As aulas começam na próxima segunda-feira (02/03), das 19h às 22h30. Nesta semana, os inscritos passarão por um processo seletivo. Serão 20 vagas para cada curso.

“Serão observados o perfil e a aptidão do candidato. Não é uma avaliação técnica, ou seja, ninguém precisa ter experiência na área. Serão aulas abertas, em que o arte-educador vai perceber as características e os interesses dos aprendizes”, explica o agente cultural, Anderson Zotesso.

Para Zotesso, o diferencial dos cursos são as grades curriculares e os professores. O corpo docente é composto por graduados na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), USP (Universidade de São Paulo) e UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Em escolas pagas da região, cursos semelhantes, com a mesma carga horária, custam aproximadamente R$ 500 reais/mês.

“São professores de alto nível, graduados, mestres e doutores. Fizemos um processo seletivo muito rigoroso, com plano de trabalho, avaliação de currículo e entrevista. Tudo para que o aprendiz se desenvolva com os melhores profissionais na área”, disse Zotesso.

Todos os que concluírem os cursos receberão certificados e poderão solicitar registro profissional na Delegacia Regional do Trabalho. Após o curso, o aprendiz poderá atuar como ator ou dançarino profissional.

De acordo com o secretário de Cultura, Francisco Raimundo da Silva, os cursos oferecidos pela secretaria são importantes para as crianças e os jovens da cidade. “O aprendizado na área de cultura contribui para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, emocionais e sociais do ser humano, além de propiciar momentos de lazer. Por isso, oferecemos cursos com profissionais de qualidade e instalações físicas adequadas, a fim de garantir a democratização de acesso ao exercício do direito cultural”, disse o secretário.

As aulas serão iniciadas na Biblioteca Luz do Saber, depois serão transferidas para o local definitivo: a Escola de Artes, em fase de conclusão de obras, ao lado da Lagoa do Jardim Amanda. A inauguração do espaço está prevista para maio deste ano. O local contará com salas especialmente equipadas para a realização de atividades artísticas, com um anfiteatro com 79 lugares, sala multiuso, estrutura acessível, recepção interna e externa, área administrativa, varanda, escada e elevador.

A Escola de Artes atenderá mais de 600 alunos, que contarão com atividades de formação cultural, com cursos regulares e livres. “O objetivo da escola é garantir acesso à formação cultural de qualidade, visando dar oportunidade ao munícipes para se tornarem profissionais nas áreas de teatro, dança, música e artes visuais”, completa Raimundo.

Os cursos de formação e a criação da Escola de Artes atendem as demandas das metas 9, 11 e 14 do PMC (Plano Municipal de Cultura). O Plano pode ser solicitado junto à Secretaria de Cultura, no térreo do Paço Municipal Palácio das Águas, na Avenida Olívio Franceschini, 2.500, Remanso Campineiro, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Conteúdo dos cursos

Os cursos são compostos por 20 componentes curriculares cada. As aulas de teatro oferecerão aos aprendizes repertório para ingressar no mercado de trabalho das artes cênicas, com ênfase na participação em grupos formais e informais. Nas aulas teóricas, o curso abordará os principais autores do teatro ocidental, e nas práticas o aprendiz se desenvolverá como criador artístico por meio de montagens teatrais e intenso aprimoramento corporal e vocal.

Os principais temas estudados são: interpretação teatral; consciência corporal; história do teatro; montagem teatral; expressão vocal; improvisação teatral; produção cultural; história da arte; caracterização e indumentária (maquiagem e figurino); e análise dramatúrgica.

As aulas de dança desenvolverão consciência corporal, expressão, movimento e estudos de organização física do espaço e realização de outros trabalhos que propiciem leituras corporais e de exercícios rítmicos que integram música e dança. A formação desenvolverá as habilidades e competências, teóricas e práticas, de refletir e compreender criticamente os fundamentos que organizam o conhecimento específico na dança.

Os principais assuntos abordados serão: anatomia e cinesiologia aplicada à dança; história da dança no mundo; consciência corporal; balé clássico; improvisação; composição; análise e crítica da dança; dança moderna e contemporânea; danças brasileiras; laboratório de montagem.

Ao final de cada semestre os aprendizes apresentarão os resultados de seus trabalhos em Mostra Cultural. Ao cursar o último semestre, o aprendiz produzirá uma monografia como TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), passando por banca avaliadora.
SERVIÇO:
Cursos para formação de atores e dançarinos
Inscrições abertas para pessoas a partir dos 16 anos
Data: matrículas até 27/02 (sexta-feira)
Horário: das 8h às 17h
Local: Biblioteca Luz do Saber, na Rua Graciliano Ramos, 698, Jardim Amanda
Documentos necessários: cópias do RG e do comprovante de residência e uma foto 3×4; se o interessado for menor de 18 anos, deverá anexar, também, cópia do RG da mãe.

 

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Cursos

SENAI oferece cursos online gratuitos para pessoas físicas, confira:

Publicado

em

O SENAI-SP oferece gratuitamente para pessoas físicas 18 cursos totalmente online, que podem ser acessados por computador ou celular. 

Os cursos contemplam temas como finanças pessoais, consumo consciente de energia, LGPD, economia circular, empreendedorismo, blockchain, indústria 4.0 e muito mais.

Além da gratuidade, todos os cursos são totalmente a distância e não há limite para serem realizados. Ao final de cada um, há um certificado de conclusão, que pode ser impresso pelo aluno.

O conteúdo das aulas varia entre 14h e 20h e tem como requisitos de acesso o mínimo de 14 anos de idade, 5ª série do Nível Fundamental completa, conhecimento em Windows, acesso a microcomputador conectado à internet e e-mail pessoal. Fácil, prático e com conteúdo relevante: confira as matérias que cada um oferece!

As empresas interessadas em projetos educacionais on-line (layoff ou grandes demandas) devem procurar o Coordenador de Relacionamento com a Indústria do SENAI mais próximo.

Para saber mais detalhes clique aqui

Continue Lendo

Cursos

Fatecs divulgam lista de classificação geral do Vestibular

Publicado

em

fatec-campinas

A partir das 15 horas desta quarta-feira (12), os candidatos que se inscreveram no processo seletivo das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado podem conferir pela internet a lista de classificação geral para o primeiro semestre de 2022. A mesma plataforma traz a primeira relação dos convocados para matrícula, que será exclusivamente online.

A matrícula da primeira chamada será nos dias 13 e 14. Os candidatos vão receber a confirmação da convocação por e-mail (é indispensável verificar a caixa de lixeira e spam). O requerimento de matrícula deve ser feito pela interface do Sistema Acadêmico das Fatecs. O envio dos documentos não garante a efetivação da matrícula, que dependerá da conferência, pela Secretaria Acadêmica da Faculdade de Tecnologia, dos documentos obrigatórios anexados pelo próprio candidato.

As Fatecs disponibilizam computadores e acesso à internet a quem tiver dificuldade para fazer a matrícula. Os interessados precisam confirmar com as unidades a data e horário para esse atendimento. Será obrigatório o uso de máscara de proteção facial e também respeitar as demais medidas de proteção do Protocolo Sanitário Institucional do Centro Paula Souza (CPS), para utilizar os equipamentos.

É importante ressaltar que o acompanhamento das etapas do processo seletivo, a verificação das listas de convocação e leitura atenta do Manual do Candidato e da Portariado Vestibular são de inteira responsabilidade do candidato.

Confira as próximas datas importantes do calendário:

13 e 14 de janeiro – Envio de documentos para requerimento de matrícula da primeira chamada;

18 janeiro a partir das 15 horas – Divulgação da lista de deferimento e indeferimento das matrículas da primeira chamada;

19 e 20 – prazo para acerto da documentação de matrícula da primeira chamada;

24 de janeiro, a partir das 15 horas – Divulgação das matrículas deferidas e indeferidas;

31 de janeiro, a partir das 15 horas – Divulgação da segunda lista de convocados pelo site www.vestibulafatec.com.br;

1º de fevereiro– Matrícula dos convocados na segunda chamada e envio de documentos por meio digital;

3 de fevereiro, a partir das 15 horas – Divulgação da lista de deferimento e indeferimento da segunda chamada;

4 de fevereiro – Prazo para acerto da documentação de matrícula da segunda chamada;

8 de fevereiro, a partir das 15 horas – Divulgação das matrículas deferidas e indeferidas da segunda chamada após acerto de documentação.

Documentos para matrícula

Para requerer a matrícula, os convocados para os cursos superiores de tecnologia devem fazer o upload legível dos seguintes documentos:

  • documento de identidade – RG, carteira de identidade de militar pelas Forças Armadas ou pela Polícia Militar, cédula de Registro Nacional Migratória (RNM) dentro da validade;
  • cadastro de pessoa física (CPF) ou documento contendo o número do CPF;
  • foto 3X4 de rosto recente, com fundo neutro;
  • documento de quitação com o serviço militar para brasileiros maiores de 18 anos do sexo masculino;
  • histórico escolar completo do Ensino Médio (frente e verso);
  • certificado de conclusão do Ensino Médio (frente e verso);
  • candidato transgênero que optar pelo nome social deverá preencher, durante a matrícula, uma autodeclaração sore a utilização do nome social

Para os aprovados que concluíram o Ensino Médio por estudos equivalentes no exterior, no todo ou em parte, também é necessário o upload do parecer de equivalência de estudos realizados no exterior, emitido pela Secretaria da Educação ou Conselho Estadual de Educação (frente e verso).

Documentos em língua estrangeira deverão estar vistados pela autoridade consular brasileira no país de origem e acompanhados da respectiva tradução oficial.

Os beneficiados pelo item escolaridade pública do Sistema de Pontuação Acrescidadevem fazer upload do histórico escolar ou declaração comprovando que cursaram integralmente o Ensino Médio ou EJA na redepública municipal, estadual ou federal, com detalhamento das escolas onde estudaram.

Quem pretende obter aproveitamento de estudos em disciplinas já concluídas em outro curso superior deve apresentar a documentação referente à carga horária, ementa e programa da disciplina cursada e histórico escolar da instituição de origem – mais detalhes no Manual do Candidato.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou em vestibularfatec.com.br.

Continue Lendo

Cursos

Aberto prazo de matrícula para a primeira lista do Vestibulinho Etec

Publicado

em

etec-hortolandia

Entre os dias 11 e 13 de janeiro, os convocados na primeira chamada do processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) devem fazer sua matrícula pelo site www.vestibulinhoetec.com.br. O processo é totalmente online. As listas de classificação geral e a de convocação estão disponíveis na internet.

Para se matricular, é necessário fazer o upload legível dos documentos requisitados, obrigatoriamente nos formatos PDF, JPEG ou PNG. A Etec vai disponibilizar computador com acesso à internet a quem precisar de equipamento para efetivar a matrícula. O interessado deve entrar em contato com a unidade para saber data e horário de atendimento. Para ir à escola, será obrigatório o uso de máscara de proteção facial e também respeitar as demais medidas de proteção do Protocolo Sanitário Institucional do Centro Paula Souza (CPS).

No dia 20, a partir das 15 horas, será divulgado o resultado da efetivação da matrícula. Vale ressaltar que o acompanhamento das etapas do processo seletivo, a verificação das listas de convocação e leitura atenta do Manual do Candidato e da Portaria do Vestibulinho são de inteira responsabilidade do candidato ou de seu representante legal.

Caso as vagas não sejam preenchidas após a primeira chamada, outras listas poderão ser divulgadas nos sites da Etec ou classe descentralizada em que o candidato pretende estudar. Cabe ao interessado acompanhar a convocação.

Documentos para matrícula

A matrícula dos convocados em todas as modalidades dependerá do upload legível dos seguintes documentos de identificação pessoal:

  • documento de identificação (RG, RNE ou CNH dentro do prazo de validade);
  • CPF;
  • foto recente de rosto, com fundo neutro.

O candidato que utilizar o Sistema de Pontuação Acrescida, pelo item “escolaridade pública”, deverá enviar por upload a declaração escolar (modelo está disponível na Portaria do processo seletivo) ou histórico escolar contendo o detalhamento das séries cursadas e nome(s) da(s) escola(s).

Os documentos em língua estrangeira deverão estar visados pela autoridade consular brasileira no país de origem e acompanhados da respectiva tradução oficial.

Veja abaixo a relação de documentos adicionais, solicitados de acordo com cursos e situações específicas.

Para o Ensino Médio em todos os seus formatos, a matrícula dependerá do upload legível dos seguintes documentos:

Histórico escolar com certificado de conclusão do Ensino Fundamental; ou declaração de conclusão deste ciclo assinada por agente escolar da escola de origem.

Para quem pretende cursar o Ensino Técnico (presencial, semipresencial e online):

Histórico escolar com certificado de conclusão do Ensino Médio; ou declaração de conclusão deste ciclo assinada por agente escolar da escola de origem; ou declaração de que está matriculado a partir da segunda série do Ensino Médio.

Candidatos que concluíram ou estão cursando o Ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) – Histórico Escolar com certificado de conclusão do Ensino Médio; ou declaração de conclusão do Ensino Médio firmada pela direção da escola de origem, contendo a data em que o certificado e histórico serão emitidos; ou Declaração de que está matriculado, a partir do segundo semestre/termo da EJA; ou dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA; ou boletim de aprovação do Encceja emitido e enviado pelo Ministério da Educação (MEC); ou dois Certificados de Aprovação em áreas de estudos da EJA ou Boletim de Aprovação do Encceja emitido e enviado pelo MEC; ou documento(s) que comprove(m) a eliminação de no mínimo quatro disciplinas.

Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até a edição de 2016 – Certificado ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio, expedido pelos Institutos Federais ou pela Secretaria da Educação do Estado correspondente.

Para os cursos de Especialização Técnica, a matrícula dependerá do upload legível dos seguintes documentos:

Para cursos presenciais, histórico escolar com certificado de conclusão de curso técnico equivalente, conforme lista disponível no site do Vestibulinho; ou declaração de conclusão do curso técnico equivalente, original, assinada por agente escolar da escola de origem. Para o curso de Especialização em Gestão de Projetos (EaD – online), o candidato poderá fazer upload do certificado de conclusão de curso superior.

Ao finalizar o envio dos documentos, o candidato deve clicar no botão de salvar e enviar para gerar o protocolo de matrícula. Quem não visualizar o protocolo de validação do envio dos arquivos, deve repetir o processo até efetivar a matrícula e visualizar o número de protocolo.

Próximas datas do calendário do Vestibulinho para o primeiro semestre de 2022:

11 a 13 de janeiro – Matrícula dos convocados na primeira lista e envio de documentação por meio digital no site www.vestibulinhoetec.com.br;

20 de janeiro, a partir das 15 horas – Divulgação do deferimento e indeferimento das matrículas – primeira lista de convocação, pela internet;

21 a 24 de janeiro – Recurso da matrícula para correção da documentação e/ou envio da documentação para os candidatos que perderam o prazo inicial da matrícula – 1ª lista de convocação, pelo site www.vestibulinhoetec.com.br;

28 de janeiro, a partir das 15 horas – Divulgação do resultado correção/análise de documentação – 1ª lista de convocação, pelo site.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) e em vestibulinhoetec.com.br.

Continue Lendo

Noticias

Amazon

Populares