Alimentação durante gravidez e autoestima da mulher foram temas abordados no primeiro encontro realizado no CRAS- Vila Real
Alimentação saudável e autoestima foram os temas da primeira palestra do Programa Gestação, promovido pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, da Prefeitura de Hortolândia. O ciclo de encontros para gestantes com mais de cinco meses será realizado periodicamente no CRAS (Centro de Assistência e Referência Social), na Vila Real. O primeiro encontro reuniu 35 gestantes, na última sexta-feira (01/08).
Lançado em julho, o Programa tem o objetivo de atender gestantes em situação de vulnerabilidade social do município de Hortolândia, atendidas nos projetos sociais, referenciadas nos CRAS. As orientações abordam principalmente o fortalecimento dos vínculos familiares.
Para as inscritas nas unidades dos CRAS Jd. Rosolen, o encontro será realizado no dia 13 deste mês. No Jd. Amanda, a palestra acontece nesta terça-feira (05/08) e, no Jd. Novo Ângulo, as mães participarão no dia 15 deste mês.
A palestra educativa, oferecida pelo Programa de Segurança Alimentar e Nutricional do Departamento de Segurança Alimentar, ministrada pelo nutricionista Marlon Araújo Zanardi, abordou a nutrição correta durante a gestação, Marlon destacou itens como valor energético, porções de cada alimentos, nutrientes, vitaminas e benefícios para a gestante e bebê durante cada período gestacional. Dúvidas foram esclarecidas para as participantes.
O nutricionista explicou o valor de cada alimento que contribui para a boa formação do bebê e salientou a importância dos alimentos que estão ligados ao desenvolvimento, além dos benefício para a mãe. Autoestima da gestante também está relacionada à boa alimentação. “Cada alimento representa um valor nutricional durante à gestação, que pode auxiliar na saúde tanto da mãe, quanto do bebê. É importante que as mães se lembrem de que toda dieta deve receber acompanhamento médico e nada deve ser excluído da dieta sem prescrição do profissional da saúde. As nossas explicações são para que a gestante crie hábitos saudáveis, contribuindo tanto na formação da nova vida, quanto na saúde da mulher”, comentou o nutricionista Marlon Araújo Zanardi.
Mayara Aparecida da Silva, de 27 anos, é moradora do Jardim Primavera, e está a espera da sua segunda filha. Aos oito meses da gestação, ela firmou o compromisso de participar das próximas palestras e se disse motivada pelo incentivo e oportunidade de ampliar os conhecimentos com o cuidado na gestação, mesmo estando na reta final. “Soube do programa e fiquei super interessada, os temas me chamaram atenção. A expectativa era grande, principalmente pela questão da importância dos alimentos durante a amamentação. Gostei da troca de experiências que o encontro entre as gestantes possibilita”, comentou a gestante.
Beatriz Aparecida Elias Ribeiro, de 17 anos, moradora do Jardim Santa Luzia, procurou o CRAS para se inscrever em algum programa de assistência familiar e recebeu informações sobre programa. “Me inscrevi e hoje meu marido veio me acompanhar, pois já estou completando nove meses. Achei muito interessante que ele poderá participar quando eu ganhar o bebê. Estou ansiosa para a chegada e o que mais me chamou atenção foi a explicação dos mitos sobre o leite materno. Foi muito bom, até porque está é a minha primeira gestação e muitas coisas só sei de ouvir falar. Gostei muito da palestra e espero, depois do resguardo, voltar a participar”, disse a jovem, Beatriz, que esta com parto pré agendado para o final desta semana.
A secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Rosana Nascimento da Silva, comentou que, após a chegada da criança, a mãe continuará participando das atividades nos grupos de convivência, realizados nos CRAS. “Capacitações familiares serão oferecidas em diversas áreas. O objetivo é incluir as famílias capacitadas no mercado de trabalho”, disse Rosana.
Critérios
Para participar das atividades é necessária a inserção no programa e realização de pré-natal na rede de saúde pública no município. Porém, somente participarão do programa as gestantes moradoras do município. Elas precisam estar inscritas no Cadastro Único e participar regularmente das ações previstas pelo programa.
Nas palestras, será abordado o entendimento de suas transformações, buscando trazer, para um maior nível de consciência e maturidade, o que se passa dentro e fora do seu corpo, envolvendo o emocional, o físico e o social. O programa ofertará um kit gestação, que será entregue às gestantes nas últimas consultas. No kit há materiais de higiene e utilidades pessoais para os recém-nascidos.
Será realizado um trabalho diferenciado na abordagem técnica de pesquisa de prontuários para evitar a participação indevida. Dinâmicas de grupo serão desenvolvidas, bem como palestras educativas. Os encontros acontecerão mensalmente, conforme descrito no cronograma com temas pontuais, além dos atendimentos individuais, quando se fizerem necessários.
Desenvolvimento
As gestantes participam do Programa em atendimento individual ou em reuniões ampliadas, onde será apresentada a proposta das ações desenvolvidas, realizando palestras e apresentação de vídeos, rodas de conversas, visando orientar sobre o cuidado com o bebê, a saúde da gestante, a importância do aleitamento materno, direitos, deveres e outros. Em caso de gestação de risco, o CRAS realizará o acompanhamento periódico da família.
Fonte: Prefeitura de Hortolândia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98