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Curso de Libras “Teens” para Jovens em SP: Inscrições Abertas

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SEDPcD) anuncia a abertura das inscrições para o Curso de Libras “Teens”, destinado a jovens entre 10 e 17 anos. Esta iniciativa gratuita, que ocorrerá de forma virtual entre março e abril, visa facilitar a comunicação com a comunidade surda do estado, contando com 40 vagas disponíveis.

Aprendizado Inclusivo Através da Libras

O curso tem o propósito de ensinar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) a crianças e adolescentes sem deficiência auditiva, contribuindo para a inclusão social e a capacidade de interagir com as 592 mil pessoas surdas residentes em São Paulo. Contudo, destaca-se que pessoas com qualquer tipo de deficiência também são encorajadas a participar.

Marcos da Costa, secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, enfatiza a importância deste programa educacional: “Ao promover o aprendizado de Libras entre os jovens, estamos construindo pontes de comunicação mais fortes, além de prepará-los para um futuro de maior inclusão e compreensão mútua.”

Detalhes do Curso e Inscrição

As aulas serão realizadas através da plataforma Zoom, de 28 de março a 30 de abril, no horário das 19h às 21h. O conteúdo é especialmente adaptado para o público jovem, abordando temas variados que vão desde o alfabeto manual até expressões faciais, sentimentos e outros vocabulários essenciais para a comunicação cotidiana em Libras.

O curso é uma parceria com o Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) e totaliza 40 horas de aprendizado, sendo 30 horas de aulas ao vivo e 10 horas destinadas a atividades complementares. A participação ativa com o uso de câmera é requisitada para um aproveitamento completo, e para a obtenção do certificado é necessário cumprir pelo menos 75% da carga horária ao vivo e alcançar a média mínima estabelecida.

Edilson de Andrade, coordenador dos cursos de Libras da SEDPcD, ressalta: “Introduzindo o ensino de Libras a crianças ouvintes, buscamos promover um ambiente educacional mais acolhedor e inclusivo, preparando o terreno para uma sociedade que valoriza a comunicação eficaz em diversos contextos sociais.”

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