Preparar as superfícies e diferenciar as características de cada uma delas, como paredes, madeira e metais, passando pelo conhecimento dos tipos de tintas, vernizes, esmaltes, texturas, efeitos decorativos, principais defeitos, patologias e como resolvê-los, com o auxílio de ferramentas, equipamentos e EPIs necessários. Com essa proposta, o Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp), vinculado à Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec), terá a partir setembro o curso de Qualificação Profissional de Pintor de Paredes. Com esse projeto piloto, o objetivo é atender a população da região do Satélite Íris que busca se especializar para ingressar no mercado de trabalho.
O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Diamante Comércio De Tintas Ltda, que irá oferecer instrutores, material e equipamentos necessários para o curso, sem ônus para a Fumec, responsável pelo espaço e pelos alunos. As matrículas serão realizadas a partir do dia 11 de setembro, por ordem de chegada, e devem ser feitas em qualquer unidade do Ceprocamp. Para efetivar a inscrição, é necessário levar originais e cópias do RG, CPF, comprovante de endereço, além de uma foto 3×4. Não será necessário comprovante de escolaridade. Os alunos dos cursos de qualificação profissional recebem passe de ônibus para os dias de curso (segundo critérios de elegibilidade), lanche e uniforme.
O início das aulas, que serão ministradas no Ceprocamp José Alves, no Jardim Satélite Íris, está previsto para começar em 20 de setembro. Com 20 vagas, aulas 2 vezes por semana no período da manhã, o curso de 34 horas/aula abordará tanto as técnicas de pintura em ambientes internos quanto em áreas externas. O trabalho final de curso será prático com a pintura do salão interno do Ceprocamp José Alves e a área externa do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Satélite Íris.
“A capacitação de Pintor de Paredes é voltada ao mercado de trabalho e cumpre a meta 10 da EJA Integrada, do Plano Municipal de Educação, cujo objetivo é oferecer no mínimo 25% das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional, constituindo um sistema público de educação para os trabalhadores”, avalia Andréa Jaconi, gerente do Programas de Educação Profissional do Ceprocamp. Andréa ressalta também que o curso pode ser uma excelente opção para as mulheres, cuja mão de obra está sendo cada vez mais utilizada pela construção civil.
Cursos de Qualificação Profissional
Atualmente, o Ceprocamp tem 2.175 alunos matriculados em 34 cursos de qualificação profissional, que podem ser de 10 ou 20 semanas e são ministrados nas unidades do Centro, Ouro Verde, José Alves (Satélite Íris), Campo Grande, Fumec Descentralizada Cambará, Campo Belo, Unidade Móvel Padre Anchieta, Unidade Móvel DIC V (Praça da Juventude), Unidade Móvel Monte Cristo, além das instituições parceiras. Entre os cursos oferecidos, estão auxiliar administrativo, auxiliar contábil, auxiliar administrativo, auxiliar de recursos humanos, auxiliar financeiro, cuidador de crianças e PCD, cuidador de idosos, cuidador de pessoas, informática básica, inglês para atendimento comercial, padeiro e confeiteiro, porteiro-controlador de acesso e português e matemática para concursos públicos e Enem.
Plano Municipal de Educação e Meta 10
O Plano Municipal de Educação (Lei Municipal 15.029/2015) é uma política educacional que prevê um conjunto de reflexões, intenções e ações que respondem a demandas reais da educação no município de Campinas, orientadas por estratégias de curto, médio e longo prazo. Engloba ações de todas as esferas administrativas atuantes no município: a rede estadual de ensino, as instituições federais de educação e as escolas privadas que, apesar de serem de livre iniciativa, devem colaborar e se submeter às regras e às leis públicas.
A Meta 10, que trata da EJA Integrada, tem por objetivo oferecer, no mínimo, 25% (vinte e cinco por cento) das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional. Dessa maneira, constituir um sistema público de educação para os trabalhadores, através das redes públicas federais, estaduais e municipais, com 13 estratégias dentre as quais se inclui assegurar a política pública de educação de jovens e adultos voltada à conclusão do ensino fundamental e a formação profissional inicial, de forma a estimular a conclusão da educação básica. Para conhecer mais sobre o Plano e suas metas, acesse o link https://bibliotecajuridica.campinas.sp.gov.br/index/visualizaroriginal/id/128617.
Confira os locais e endereços para a realização das matrículas:
– Ceprocamp Centro (Avenida Vinte de Novembro, 145, Centro – ao lado da Estação Cultura)
– Ceprocamp José Alves (Avenida Professor Mario Scolari, 91, Satélite Iris)
– Ceprocamp Ouro Verde (Rua Armando Frederico Renganeschi, 61, Jardim Cristina – localizado no Horto Shopping ao lado do Terminal Ouro Verde)
– Ceprocamp Campo Grande (Rua Edson Luiz Rigonatto, 1.343, Bairro Jardim Santa Clara)
– Ceprocamp Cambará (Avenida Emelly Cristienne Giovanini, s/nº, DIC IV)
– Ceprocamp Campo Belo (Rua Ademir Cubero Ruano, s/n, Jardim Campo Belo)
Instituições parceiras
CIC Vida Nova (Rua Odete Therezinha Octaviano Santucci, 99, Vida Nova), das 12h às 17h;
Vila União (Rua Dusolina Leone Tournieux, 143, Vila União), das 9h às 16h;
São Marcos (Rua Dermeval da Silva Pereira, s/nº, São Marcos – esquina com a Avenida André Grabois), das 8h30 às 16h30.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98