Connect with us

Cursos

Calendário do Vestibulinho para cursos técnicos gratuitos

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

ETEC Hortolândia

Os interessados em se candidatar a uma vaga nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) no segundo semestre de 2022, já podem conferir as datas do calendário do Vestibulinho. Os candidatos podem se inscrever para os cursos Técnicos e Especializações Técnicas. Também será possível concorrer às vagas remanescentes de segundo módulo dos cursos técnicos. As avaliações acontecerão de forma presencial, com
aplicação de provas.

Desde o segundo semestre de 2020, as provas haviam sido substituídas pela análise de histórico escolar, em respeito às medidas de distanciamento social recomendadas pelo Governo do Estado de São Paulo e autoridades sanitárias, a fim de controlar a disseminação da Covid-19.

Anuncio


As inscrições para o Vestibulinho podem ser feitas entre os dias 19 de maio e 6 de junho e a aplicação da prova está marcada para o dia 7 de julho. No dia 16 de maio tem início o período para solicitar redução da taxa de inscrição, que será de R$ 39.

Veja abaixo, as principais informações e datas para não perder essa oportunidade:

Advertisement

16 a 18 de maio – até 15 horas: Prazo para cadastrar o pedido de redução para o pagamento da taxa de inscrição do Vestibulinho.

19 de maio a 06 de junho: Período de inscrição para o Vestibulinho

25 de maio: Resultado do pedido de redução da taxa de inscrição

30 de junho: Divulgação dos locais de prova

Advertisement

03 de julho: Dia da aplicação das provas

Vestibular das Fatecs

Em breve, o Centro Paula Souza vai divulgar o calendário do processo seletivo das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) para o segundo semestre de 2022.

Advertisement
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Cursos

Unicamp oferece cursos gratuitos com certificados na Coursera

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

unicamp

A Unicamp, uma das principais universidades da América Latina, disponibiliza cursos gratuitos com certificados na plataforma Coursera. Inscreva-se já!

Aproveite a oportunidade de aprender com flexibilidade, sem pré-requisitos. Os cursos online da Unicamp incluem vídeoaulas, leituras complementares e atividades interativas para um aprendizado sólido.

Anuncio


Na Coursera, você encontrará mais de mil cursos gratuitos de instituições renomadas, ao lado de uma comunidade global de 12 milhões de usuários.

Confira os cursos oferecidos pela Unicamp e inscreva-se agora mesmo através da plataforma Coursera!

Advertisement
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Cursos

Termina neste domingo (25) inscrição para cursinho pré-vestibular gratuito

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

estudar

O prazo para inscrição nas turmas 2024 do cursinho popular “Triu João Leandro” termina neste domingo (25/02). O cursinho gratuito, que prepara para o vestibular e o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), é noturno e acontece na Escola Estadual Barão Geraldo de Rezende, no bairro Barão Geraldo, em Campinas. Estudantes de todas as cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) podem participar. As inscrições podem ser feitas pelo site www.cursinhotriu.com.br. Com 21 anos de existência, o Cursinho TRIU já ajudou a colocar centenas de estudantes em universidades conceituadas como Unicamp, USP, Unesp, PUC e instituições federais.

O cursinho popular nasceu da necessidade de lutar contra a desigualdade social e pelo respeito à diversidade, com a oferta de aulas gratuitas de preparação para o vestibular para que pessoas de baixa renda, vindas de escolas públicas, pudessem acessar ensino de qualidade e conquistar uma vaga em universidades.

Anuncio


Segundo um dos fundadores e coordenador do TRIU, Cabé Diniz, o objetivo principal é buscar a popularização da universidade pública e democratizar o acesso das classes populares e provenientes do ensino público. “Buscamos promover a formação integral, crítica, cidadã, participativa, acolhedora e que estimule a autonomia das pessoas; defendemos um modelo humano de educação, proporcionando um espaço de vivências culturais, artísticas, políticas e científicas diversas”, detalhou.

“O amor é uma ação, nunca simplesmente um sentimento”, A frase da professora, escritora e ativista social, Bell Hooks, resume o Cursinho Popular TRIU Professor João Leandro. Quem passou por lá sabe bem o que ela significa. Desde as aulas dentro da sala, o apoio psicológico e pedagógico, as atividades extraclasse para acender em cada aluno sua consciência e autoconhecimento, a problemática das lutas sociais e, também, atividades para tirar o peso que é se preparar para vestibulares e Enem, como as aulas de relaxamento e meditação realizadas nos intervalos. “Tudo é encantador no Triu. Conheci o cursinho depois de pesquisar na internet quando decidi voltar a estudar”, contou a hoje médica veterinária, Patricia Vieitez, que entrou na UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul), depois de prestar o Enem com um ano de cursinho.

Advertisement

Segundo Cabé, o cursinho foi se adequando às necessidades dos alunos no decorrer dos anos. “Em 2009, a heterogeneidade dos estudantes trouxe a necessidade de repensarmos a proposta pedagógica, dando origem a uma divisão dos estudantes em duas turmas com propostas distintas, considerando o histórico escolar e socioeconômico, bem como seu nível momentâneo de conhecimento técnico dos conteúdos”, explicou.

O modelo foi aprovado por Patricia. “Como fazia décadas que não estudava, optei por iniciar na turma tecnicamente menos avançada, mas conforme peguei ritmo troquei para a outra, porque gosto de me desafiar”, relatou ela, apaixonada por esse projeto tão acolhedor.

O cursinho é gratuito, mas a quem pode ajudar, é sugerida uma colaboração mensal simbólica utilizada em gastos com material, manutenção de equipamentos, cópias para simulados e até transporte para estudantes mais carentes financeiramente.

Com essa proposta, o TRIU contabiliza a passagem de quase 4 mil alunos nessas duas décadas, e mais de 700 professores voluntários. E pode dizer com orgulho que seus estudantes passam em vestibulares concorridos como engenharias, direito, medicina e licenciaturas diversas.

Advertisement

Quando aqueles quatro ex-estudantes, Cabé, Chicão, Luís Gustavo e Gustavo Modesto, idealizaram o Triu, lá em 2003, não imaginaram que o resultado seria tão gratificante e grandioso. “Toda vez que vejo um estudante realizado, me realizo junto. E tenho certeza de que estamos no caminho certo. Em frente e na luta sempre!”, resumiu Cabé.

SERVIÇO:

Como se inscrever no cursinho Triu?

Pelo site www.cursinhotriu.com.br. É gratuito. Vagas limitadas

Advertisement

Até quando?

Domingo, 25 de fevereiro

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Cursos

Curso gratuito de instalação de sistemas para energia fotovoltaica em Hortolândia: inscreva-se agora

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

placa solar curso

Estão abertas as inscrições gratuitas para o curso de instalação de sistemas para energia fotovoltaica em Hortolândia. Promovido pelo Fundo Social de Solidariedade da cidade, em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), o curso visa preparar interessados para atuarem nesse setor em constante expansão.

Inscreva-se no curso gratuito de instalação de sistemas para energia fotovoltaica

Ao todo serão 20 vagas, com os seguintes requisitos: a pessoas precisa ter 18 anos ou mais, com Ensino Fundamental completo. As inscrições podem ser feitas através deste LINK ou de forma presencial na sede do Fundo Social de Solidariedade, localizada na rua José Athanázio Bueno, 260, no Jardim Santana.

Anuncio


As aulas terão início em 5 de março e seguem até 27 do mesmo mês, de terça a sexta-feira, das 13h às 17h, com atividades teóricas e práticas.

As aulas práticas ocorrerão no SENAI Sumaré, na avenida Rebouças, 3965, no Jardim São Carlos, às terças e quintas-feiras. Já as aulas teóricas serão ministradas na Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na avenida Santana, 360, no Jardim Amanda, às quartas e sextas-feiras.

Advertisement

Para realizar a inscrição, os interessados devem apresentar os seguintes documentos: Carteira de Identidade (RG), CPF, histórico escolar de conclusão do Ensino Fundamental e comprovante de endereço. Menores de 18 anos devem estar acompanhados pelos responsáveis e apresentar também os documentos de identificação destes.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

unicamp unicamp
Cursos10 horas ago

Unicamp oferece cursos gratuitos com certificados na Coursera

A Unicamp, uma das principais universidades da América Latina, disponibiliza cursos gratuitos com certificados na plataforma Coursera. Inscreva-se já! Aproveite...

Mega-Sena Mega-Sena
Brasil11 horas ago

Confira os números da Mega-Sena sorteados nesta quinta

A Caixa Econômica Federal realizou na noite desta quinta-feira (22) o concurso 2691 da Mega-Sena e os números sorteados foram:...

pipa pipa
Nossa Cidade12 horas ago

Projeto de Lei dispõe sobre instalação de locais específicos para “soltar pipas” em Hortolândia

Em resposta à crescente demanda por espaços seguros e dedicados às atividades com pipas, o vereador Nego, apresentou o Projeto de...

Ana Perugini Ana Perugini
São Paulo12 horas ago

Ana Perugini cobra cumprimento de lei que obriga transparência em fila do SUS

A deputada estadual Ana Perugini (PT) cobrou, na tarde de quarta-feira (21), a regulamentação da lei que obriga o Governo...

jbs jbs
Brasil12 horas ago

Maior empregador do Brasil, JBS vai promover 40 mil pessoas em 2024

A JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, vem investindo no desenvolvimento de seus talentos como estratégia de...

Projeto Escolinhas Esportivas Projeto Escolinhas Esportivas
Nossa Cidade14 horas ago

Como se matricular nas aulas do Projeto Escolinhas Esportivas de Hortolândia?

As matrículas para participar do Projeto Escolinhas Esportivas de Hortolândia continuam abertas e oferecem uma ampla variedade de modalidades esportivas...

Renovação de CNH Renovação de CNH
Brasil15 horas ago

Renovação de CNH com desconto de 50%? Confira detalhes do texto aprovado pelo Senado

O Senado Federal avançou em uma medida que visa oferecer descontos na Renovação de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para...

Advertisement
cinema

Populares

Copyright © Portal Hortolândia