Na manhã desta quinta-feira, 17, às 09h55, a Polícia Militar foi acionada para atendimento de ocorrência de Roubo à empresa de transporte de valores Brink’s no interior do aeroporto de Viracopos, Campinas/SP. A solicitação dava conta de que criminosos haviam acessado o aeroporto pelo portão E24 utilizando duas caminhonetes clonadas da POMAER, e que ocorria intenso confronto armado com os vigilantes no local. Dois vigilantes foram feridos e socorridos ao PSM local, onde permanecem internados.
Policiais militares do 47º Batalhão de Polícia Militar do Interior, que atuam na cidade de Campinas, seguiram em atendimento à ocorrência, juntamente com equipes do 1º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP), e equipes do 4º Batalhão de Policiamento Rodoviário.
Na fuga, os criminosos abandonaram as caminhonetes clonadas e fugiram utilizando caminhonetes e veículos SUV, interditaram a Rodovia Santos Dumont, Km 68, atravessando duas carretas incendiadas, bloqueando as duas mãos. Em seguida, o bando seguiu sentido à Estrada do Friburgo. Ainda em fuga, a quadrilha foi interceptada por policiais militares na Estrada do Friburgo, no exato momento em que os criminosos abandonavam as caminhonetes e passavam os malotes e armamentos para um caminhão de lixo preparado pelo bando para executar o crime. Foi neste momento que um Sargento da PM foi feito refém pelos criminosos, e prosseguiram na fuga.
Já no bairro Mauro Marcondes, o caminhão foi interceptado por duas viaturas da Guarda Municipal, uma viatura do 1º BAEP e a viatura do Subcomandante do 47ºBPM/I, havendo intensa troca de tiros, tendo o Subcomandante do batalhão, o Major Moreira, ficado ferido com um tiro na perna, tendo sido socorrido ao Hospital Ouro Verde, onde permanece internado. O Sargento que estava com refém conseguiu escapar sem lesões. Nesse ponto, os criminosos abandonaram o caminhão e roubaram as viaturas da Guarda Municipal, tomando sentido ao bairro Campina Verde, bairro vizinho.
Já no bairro Campina Verde, uma das viaturas da Guarda Municipal foi interceptada por policiais militares do 1º BAEP, tendo os criminosos abandonado a viatura.
Três dos criminosos invadiram duas residências, tendo dois deles confrontado a equipe do BAEP, sendo atingidos fatalmente. Um outro criminoso invadiu uma casa na Rua Sócrates, fazendo uma mulher e uma criança de 10 meses reféns. Foi acionado o Grupo de Ações Táticas Especiais, GATE, para conduzir a negociação, bem como acionada a imprensa e advogados do criminoso. Às 13h45min, o criminoso passou a apresentar um pico de agressividade e apontou a arma para a cabeça da mulher, que permanecia refém com a criança no colo, indicando que atiraria na vítima. Nesse momento foi realizada a intervenção do sniper, o “atirador de elite” da Polícia Militar, o qual atingiu o agressor, neutralizando-o imediatamente, e que não resistiu ao ferimento. A mulher foi atingida por estilhaços do disparo na região dos glúteos, tendo sido socorrida em estado de saúde estável, e a criança foi socorrida ilesa. No caminhão foram localizados os malotes subtraídos da empresa no aeroporto, valores que ainda serão confirmados, uma metralhadora .50 barrett, e uma pistola.
Nas proximidades do caminhão foram encontrados dois fuzis HK47 e três pistolas.
Equipes do 47º BPM/I, 1º BAEP, Comandos e Operações Especiais, ROTA, helicóptero Águia, 4º BPRv, permanecem em diligência no local, em busca dos indivíduos que fugiram.
A ocorrência está sendo registrada na Delegacia de Polícia Federal de Campinas e será instaurado Inquérito Policial Militar pelo comando local.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98