A Defesa Civil de Monte Mor esta em estado de alerta após a forte chuva que atingiu a região na noite de terça-feira (7 de janeiro).
Em Monte Mor mais de 30 milímetros de chuvas foram registradas. Esse volume não ocasionou problemas em relação ao nível das águas do Rio Capivari, mas em Campinas o volume de chuvas bateu na casa dos 60 milímetros e essa quantidade de água passará por nossa cidade nesta manhã e início da tarde ocasionando aumento das águas e pontos de alagamento.
Campinas voltou a entrar em Estado de Atenção na manhã desta quarta-feira, dia 8 de janeiro de 2020, em decorrência de 143,5 milímetros de chuva acumulada no período das últimas 72 horas.
O índice de 24 horas somou 82,6 milímetros. A Defesa Civil de Campinas intensificou as vistorias preventivas e o monitoramento de áreas onde há maior risco de deslizamento e inundação na cidade.
Estado de Atenção
O alerta de Estado de Atenção para Campinas, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), levou em consideração o acumulado de chuvas em tempo real do pluviômetro instalado na Vila Aeroporto, que registrou na noite 97 milímetros às 19h40 de ontem.
De acordo com a Operação Verão 2019/2020, iniciada em dia 1º de dezembro e que se estende até 31 de março de 2020, o Estado de Atenção objetiva adotar medidas para redução dos riscos de desastres e, principalmente, minimizar as consequências das chuvas fortes e dos temporais recorrentes neste período.
No site “Campinas Resiliente”, o cidadão tem acesso a informações como alertas de temperatura e imagens de radares e dados do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e desastres (Cemade), com aviso de risco meteorológico, rede telemétrica (rios Atibaia, Jaguari, Capivari), sensor de alagamento de Sousas, entre outros. O site pode ser acessado no endereço https://resiliente.campinas.sp.gov.br/.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98