Connect with us

Campinas

Mais de 5 mil pessoas já foram abordadas em barreiras do toque de recolher em Campinas

Publicado

em

As barreiras de fiscalização do toque de recolher para verificar o cumprimento do decreto da Fase Emergencial em Campinas já abordaram 3.056 veículos e 5.182 pessoas foram orientadas sobre as medidas sanitárias contra a Covid-19, em sua primeira semana com a medida que restringe a circulação de pessoas entre 20h e 5h. Nos sete dias desta ação, de 18 a 24 de março, 533 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados, com 131 fechados e 34 lacrados por descumprimento de medidas sanitárias vigentes.

Segundo o balanço das atuações dos órgãos fiscalizadores da Prefeitura de ontem, dia 24 de março, mais 361 veículos foram abordados, 461 pessoas orientadas sobre as medidas sanitárias, 86 estabelecimentos fiscalizados, destes, quatro foram fechados por desrespeito aos protocolos sanitários e cinco foram lacrados.

As ocorrências desta quarta-feira foram registradas durante as atividades diurnas e noturnas da Guarda Municipal de Campinas e vistorias dos fiscais da Secretaria de Planejamento e Urbanismo (Seplurb), Setec, Vigilância Sanitária Municipal, em vários bairros da cidade.

O secretário de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública de Campinas, Christiano Biggi, avaliou que o toque de recolher e as restrições da Fase Emergencial estão dando resultados e há a adesão da população. “É visível a redução de trânsito nas ruas após 20h30 e 21h, principalmente. Os pontos em que verificamos estão ficando cada dia mais vazios”, relata.

Publicidade

Barreiras sanitárias

A Prefeitura de Campinas implanta, a partir desta sexta-feira, dia 26 de março, barreiras sanitárias nos principais acessos à cidade. A medida visa reduzir a circulação de pessoas de fora da cidade durante o feriado prolongado em outros municípios.

A abordagem prossegue até 4 de abril e vai orientar motoristas de veículos de outras cidades a voltar para seu município de origem caso o deslocamento não seja por um motivo essencial.

Biggi explica que a medida não é punitiva. “Não é uma restrição do direito de ir e vir, não estamos limitando a locomoção. É uma ação de orientação e conscientização”, explica. Segundo ele, nestes pontos de acesso a Campinas serão parados principalmente veículos com placas de outras cidades, principalmente capital e grande São Paulo, por causa do feriado prolongado nestes locais, que pode estimular viagens.

Publicidade

As cidades da Região Metropolitana de Campinas adorarão o mesmo modelo de bloqueio sanitário nos principais acessos rodoviários.

Os pontos de barreiras sanitárias serão itinerantes e realizados durante todo o dia. Os detalhes sobre os locais, horários e efetivo não serão divulgados para garantir a efetividade da ação.

Toque de recolher

Com a determinação do toque de recolher na cidade, entre 20h e 5h desde quinta-feira passada (18 de março), a Guarda Municipal de Campinas, com a colaboração das polícias Civil e Militar, tem feito bloqueios diários em pontos da cidade para abordar os carros e orientar os motoristas para sair de casa somente se for absolutamente necessário.

Publicidade

Além disso, o setor de Inteligência da Guarda Municipal está monitorando redes sociais para identificar festas clandestinas. Neste caso, os organizadores podem ser levados para a delegacia e enquadrados no Artigo 268 do Código Penal, que prevê crimes contra a saúde pública. A Central de Monitoramento (Cimcamp) acompanha 24 horas o movimento da cidade por meio de câmeras de vigilância e, caso seja constatada alguma anormalidade, uma equipe da Guarda Municipal é deslocada para o local para a formação de um bloqueio.

A população deve denunciar o descumprimento das medidas sanitárias de combate à Covid-19 por meio dos telefones 156 da Prefeitura e o 153 da Guarda Municipal.

Balanços Operação toque de recolher

Dia 18/03
467 veículos abordados
958 pessoas orientadas do toque de recolher
64 estabelecimentos vistoriados
1 multa
32 fechamentos
12 intimações

Publicidade

Dia 19/03
306 veículos abordados
430 pessoas orientadas
69 estabelecimentos fiscalizados
16 estabelecimentos fechados
9 estabelecimentos lacrados
Um princípio de pancadão, com cerca de 70 pessoas, foi dispersado na região do Campo Belo, onde 3 veículos foram autuados e 2 recolhidos.

Dia 20/03
1.157 veículos abordados
2.020 pessoas orientadas
89 estabelecimentos fiscalizados
40 estabelecimentos fechados
10 estabelecimentos lacrados
Um pancadão, com cerca de 200 pessoas, foi debelado na região do Ouro Verde. Quatro veículos foram recolhidos com base na Lei do Pancadão

Dia 21/03
298 veículos abordados
524 pessoas orientadas
63 estabelecimentos fiscalizados
12 estabelecimentos fechados
6 estabelecimentos lacrados
O proprietário de uma Adega no San Martin, após romper o lacre de seu estabelecimento foi conduzido ao 1º DP por infração ao disposto no Art. 268 do Código Penal.

Dia 22/03
309 veículos abordados
507 pessoas orientadas
94 estabelecimentos fiscalizados
24 estabelecimentos fechados

Publicidade

Dia 23/3
158 veículos abordados
282 pessoas orientadas
68 estabelecimentos fiscalizados
3 estabelecimentos fechados
4 estabelecimentos lacrados

Dia 24/03
361 veículos abordados
461 pessoas orientadas
86 estabelecimentos fiscalizados
4 estabelecimentos fechados
5 estabelecimentos lacrados

Campinas

2 milhões de motos são esperadas no “Acelera para Cristo” rumo a Campinas

Publicado

em

motos

Ação evangelística e solidária contará com apoio das prefeituras de São Paulo e de Campinas e deve reunir mais 2 milhões de motos, superando a edição passada, que contou com 1,2 milhões de motociclistas.

O trajeto de 97 km começa às 10h, no Sambódromo do Anhembi, e seguirá em direção à cidade Campinas.

De acordo com os organizadores o evento contará com uma megaestrutura, que inclui: banheiros químicos, quatro ambulâncias, dois guinchos (caso alguma moto quebre na estrada), engradamentos de seguranças, seguranças, três camarins e um palco para as apresentações musicais.

Para participar da motociata é necessário preencher um cadastro disponível no site, clique aqui

Publicidade
Continue Lendo

Campinas

Campinas terá vacinação contra covid sem agendamento nesta quinta e sexta

Publicado

em

Por

Serão cerca de 12,5 mil vagas disponíveis em 44 Centros de Saúde nos dias 3 e 4/02; seis unidades atenderão somente crianças.

A Secretaria de Saúde vai disponibilizar em torno de 12,5 mil vagas sem agendamento para a vacinação contra a covid-19 nesta quinta e sexta-feira, dias 3 e 4 de fevereiro, das 8h às 17h. Serão cerca de 500 vagas para crianças (primeira dose) e aproximadamente 12 mil para adultos (dose adicional e segunda dose adicional para imunossuprimidos que receberam o reforço há quatro meses).

As vacinas serão aplicadas em 44 centros de saúde – seis vão atender exclusivamente crianças e 38 serão destinadas para adultos. Confira quais são as unidades disponíveis no site vacina.campinas.sp.gov.br.

Na segunda-feira, 31 de janeiro, foram abertas mais de 25 mil vagas para adultos e crianças, mas nem todas foram preenchidas. Por isso, haverá o atendimento de demanda espontânea.

Publicidade

As pessoas que fizeram agendamentos devem comparecer às unidades na hora marcada. Os demais serão atendidos mediante distribuição de senhas de acordo com a disponibilidade de vagas de cada centro de saúde.
Os documentos necessários e outras informações sobre a vacinação podem ser consultados no site vacina.campinas.sp.gov.br.

Continue Lendo

Campinas

Livraria da Vila volta a Campinas

Publicado

em

Rede retorna à cidade em nova unidade com projeto inovador e mais de 30 mil itens entre livros, jogos e artigos de papelaria

A Livraria da Vila, que completa 36 anos em 2021, inaugura nesta terça-feira (09/11), uma nova unidade em Campinas (SP). A loja marca o retorno da Rede à cidade, onde esteve presente até 2018. Localizada no Shopping Iguatemi, um dos mais tradicionais da cidade, a unidade conta com aproximadamente 510m2 dedicados à literatura e um mix completo de livros e serviços para atender a todos os públicos.

Essa é a sétima loja inaugurada desde 2020, quando Livraria da Vila iniciou seu plano de expansão. Com a nova unidade a rede passar a contar com 17 unidades, sendo quinze na Grande São Paulo e duas no Paraná.

“No início de 2018 fechamos uma unidade em Campinas, e sempre recebemos mensagens de clientes tristes pedindo nosso retorno. Agora surgiu essa possibilidade no Shopping Iguatemi, um dos mais tradicionais da cidade, e ficamos muito felizes por voltar”, conta Samuel Seibel, Presidente da Livraria da Vila.

Publicidade

Com 30 mil itens entre livros, jogos, brinquedos e artigos de papelaria, o mix de produtos da loja foi desenvolvido especialmente para o público da região. A escolha do acervo se deu a partir de pesquisas e conta com títulos para todos os gostos. Entre os destaques estão livros atuais e fundo de catálogo, desde literatura jovem até grandes clássicos da literatura.

Destaque para obras de não-ficção com títulos em humanidades, negócios, autoajuda e religião. A nova unidade conta ainda com espaço exclusivo para o público infantil. São 75 m2 com mobiliário lúdico e entrada de luz natural dedicados especialmente para a formação de leitores mirins.

“Sempre buscamos um mix entre lançamentos e obras importantes do catálogo das editoras. Pesquisamos o mercado, usamos o know-how das outras lojas, analisamos as tendencias, e montamos um acervo variado para atender o público eclético que frequenta o Shopping”, reforça Seibel. Além do amplo acervo, os consumidores da região contarão ainda com o programa ‘Seu jeito de Ler’, que converte pontos em descontos. “É um plus para incentivar a leitura”, complementa Seibel.

A loja conta ainda com uma unidade da La Guapa Empanadas Artesanais, famosa rede de empanadas artesanais da Chef Paola Carosella. Aconchegante, o espaço de 60m2 oferece diversas opções de empanadas, sobremesas e um excelente café. “Boa comida, bom café e bons livros sempre foi um combo delicioso, e conosco não poderia ser diferente. Une-se a essa equação a paixão e cuidado da La Guapa e da Vila pelos seus clientes, um casamento construído com muito carinho desde que abrimos nossa segunda loja na Vila da Lorena, em 2014”, conta Benny Goldenberg, diretor da La Guapa.

Publicidade

A estratégia da Vila, que inaugurou sete unidades entre dezembro de 2020 e julho de 2021 – Shopping Eldorado, na Zona Oeste, Park Shopping São Caetano, no ABC, Shopping Anália Franco, na Zona Leste, Pátio Paulista¸ no coração de SP, Shopping Maia, em Guarulhos, Shopping Center Norte, na Zona Norte, e Shopping Morumbi, na Zona Sul -, é investir em lojas mais compactas, uma curadoria pensada no cliente e um atendimento feito por vendedores apaixonados por livros- característica tradicional da rede.

Serviço:
Livraria da Vila – Shopping Iguatemi
Endereço: Avenida Iguatemi, nº 777 – Loja 137A1 – Vila Brandina
Horário: Segunda a sábado das 10 às 22h, domingos e feriados das 14h às 20h
Telefone: (19) 2042.4464| WhatsApp da rede: 11 99539-0321

Continue Lendo

Populares