O Carnaval já é assunto no cotidiano da cidade. Em Campinas, 44 blocos sairão às ruas durante este mês de fevereiro. Até o dia 29 próximo, comunidades e coletivos mostrarão o trabalho de um ano inteiro para trazer à população alegria e cultura. Para conferir a programação completa com a agenda dos blocos, clique aqui.
Neste próximo sábado, dia 8 de fevereiro, três blocos fazem a animação: RUA – Unidos pela Música, na Praça Bento Quirino; Bloco Z, no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, e o Grêmio Carnavalesco e Cultural Bloco Vô Jajá, no Parque Prado.
Na sexta-feira, dia 14 de fevereiro, a região central da cidade ganha a folia do tradicional Cordão do Félix, que se apresenta a Praça Carlos Gomes a partir das 18 horas.
No sábado, dia 15, a City Banda, o maior bloco da região, arrasta multidão em torno da Praça Arautos da Paz, no Taquaral, enquanto no mesmo dia, no Distrito de Sousas, o tradicional Unidos do Candinho mostra sua evolução.
No domingo, dia 16, dez blocos comandam a folia em diversos bairros da cidade. Já a partir da sexta-feira de Carnaval, dia 21, até a terça-feira, dia 25, a cidade ganha, diariamente, outro colorido com confete e serpentina. São vários blocos em diferentes bairros de Campinas.
E para quem pensa que a festa acabou, tem mais Carnaval no sábado, 29, com o bloco do Instituto Cidas, na Vila San Martin.
Estrutura
A organização dos desfiles é coordenada pela Secretaria de Cultura de Campinas. Para todos os blocos cadastrados oficialmente, a Prefeitura fornece suporte institucional aos desfiles. A Guarda Municipal e a Polícia Militar cuidam da segurança pública.
O monitoramento do trânsito e fechamento de ruas tem atuação da Emdec. Equipes de Saúde do Samu estão atentas para o atendimento dos casos de emergência. A Setec cuida da fiscalização e regulamentação dos ambulantes e a Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo dos pedidos para liberação de horários especiais de funcionamento do comércio nesse período.
A Secretaria de Serviços Públicos atua com equipes do Departamento de Limpeza Urbana (DLU) e do Departamento de Parques e Jardins (DPJ). A Secretaria de Cultura também fornece banheiros químicos em todos os trajetos dos desfiles.
Carnaval pacífico
O diretor de Cultura de Secretaria de Cultura, Alexandre Randi, enfatiza que “o trabalho conjunto entre os órgãos públicos, a sociedade civil, as associações dos comerciantes e os blocos de rua tem resultado em um Carnaval cada vez mais organizado, trazendo a confiança do público.
Os efeitos dessa articulação vêm em mais segurança e no aumento da economia local”. Randi destaca também a importância da conscientização do folião para um Carnaval pacífico. “É fundamental que o folião mantenha o respeito ao próximo e com a cidade.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98