• Início
  • Web Stories
  • Notícias
    • Hortolândia
    • Nossa Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Policial
    • Automóvel
    • Esportes
    • Cursos
  • Seções
    • Coluna
    • Culinária
    • Economia
    • Saúde & Beleza
    • Outros
    • Anúncios
  • Cultura & Lazer
    • Eventos
    • Passeios e Viagens
    • TV, Cinema e Teatro
  • Empregos
    • Vagas de emprego
  • Rodeio 2026
quarta-feira, novembro 4, 2026
Portal Hortolândia
  • Início
  • Web Stories
  • Notícias
    • Hortolândia
    • Nossa Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Policial
    • Automóvel
    • Esportes
    • Cursos
  • Seções
    • Coluna
    • Culinária
    • Economia
    • Saúde & Beleza
    • Outros
    • Anúncios
  • Cultura & Lazer
    • Eventos
    • Passeios e Viagens
    • TV, Cinema e Teatro
  • Empregos
    • Vagas de emprego
  • Rodeio 2026
Sem Resultado
Veja todos os resultados
  • Início
  • Web Stories
  • Notícias
    • Hortolândia
    • Nossa Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Policial
    • Automóvel
    • Esportes
    • Cursos
  • Seções
    • Coluna
    • Culinária
    • Economia
    • Saúde & Beleza
    • Outros
    • Anúncios
  • Cultura & Lazer
    • Eventos
    • Passeios e Viagens
    • TV, Cinema e Teatro
  • Empregos
    • Vagas de emprego
  • Rodeio 2026
Sem Resultado
Veja todos os resultados
Portal Hortolândia
Sem Resultado
Veja todos os resultados
Home Notícias Campinas

Cursos gratuitos em Campinas têm 35 vagas no CULTSP PRO

Redação G. por Redação G.
01/09/2026
em Campinas
Núcleo de Pesquisa em Luz&Sombra realiza programação gratuita sobre Teatro de Sombras contemporâneo

Foto: Divulgação/Marina Faria

Share on Facebook
Share on Twitter

Os cursos gratuitos em Campinas oferecidos pelo CULTSP PRO terão 35 vagas na nova rodada de formações do programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. As inscrições começam no dia 9 de setembro e permanecem abertas até 21 de setembro, sendo destinadas a pessoas com 16 anos ou mais. A iniciativa também contempla Piracicaba, Valinhos e Vinhedo, totalizando 107 vagas na região de Campinas.

O CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura abrirá, em todo o Estado, 922 vagas gratuitas distribuídas entre 53 cursos ligados a diferentes setores da cadeia produtiva cultural. Desse total, 847 vagas serão para 49 formações presenciais e outras 75 para quatro cursos realizados na modalidade online.

As atividades presenciais serão realizadas em 18 cidades da capital, Grande São Paulo e interior. Entre as regiões contempladas está Campinas, que terá parte das oportunidades concentradas no próprio município e também em cidades próximas.

Cursos gratuitos em Campinas terão 35 vagas

Campinas terá 35 vagas nesta etapa do CULTSP PRO. O número integra um conjunto de 107 oportunidades disponibilizadas na região.

A distribuição regional informada pelo programa é a seguinte:

  • Campinas: 35 vagas
  • Piracicaba: 20 vagas
  • Valinhos: 15 vagas
  • Vinhedo: 37 vagas

Ao todo, serão sete cursos na região de Campinas. O material divulgado pelo Governo do Estado não detalha, porém, quantos desses sete cursos serão realizados especificamente em cada uma das quatro cidades.

Com 35 oportunidades, Campinas concentra aproximadamente um terço das vagas disponibilizadas nessa divisão regional do programa.

As inscrições deverão ser realizadas pelo site do CULTSP PRO. Para participar, é necessário ter pelo menos 16 anos.

Que tipos de cursos serão oferecidos pelo CULTSP PRO?

A programação estadual do CULTSP PRO contempla diferentes segmentos ligados à cultura, produção artística, audiovisual, design e economia criativa.

Entre os temas das formações presenciais divulgados pelo programa estão figurinos de transformação para o palco, montagem e gestão de lona circense, leitura, debate e escrita sobre cinema, Game Design na Prática e desenvolvimento de projetos em vídeo para dispositivos móveis.

A relação estadual também inclui produção e criação de conteúdo audiovisual para esportes eletrônicos, escrita criativa para ficção científica e fantasia, marcenaria básica aplicada ao design, fotografia analógica em preto e branco e costura criativa para mobiliário e design.

A divulgação, no entanto, não especifica quais desses cursos correspondem às 35 vagas destinadas a Campinas. Por isso, os interessados precisam consultar a programação disponível no CULTSP PRO no período das inscrições.

Inscrições começam em 9 de setembro

Quem pretende disputar uma das vagas precisa ficar atento ao calendário. As inscrições estarão disponíveis entre 9 e 21 de setembro.

O programa informa ainda que as formações são inclusivas. Participantes que necessitem de recursos de acessibilidade devem informar essa necessidade no formulário de inscrição para que sejam providenciados os recursos adequados ao perfil apresentado.

O CULTSP PRO é gerido pelo idg – Instituto de Desenvolvimento e Gestão.

Região de Campinas terá 107 vagas

Além das 35 vagas de Campinas, moradores de cidades da região encontram oportunidades em três municípios.

Vinhedo terá o maior número entre eles, com 37 vagas. Piracicaba contará com 20 oportunidades e Valinhos terá outras 15.

Somadas às vagas de Campinas, as quatro cidades concentram 107 oportunidades gratuitas nessa rodada do programa estadual.

CULTSP PRO abre mais de 900 vagas em São Paulo

No Estado, serão abertas 922 vagas em 53 cursos. A maior parte corresponde às formações presenciais, com 847 oportunidades em 49 cursos.

Também haverá quatro cursos online, com 75 vagas no total. As opções divulgadas para essa modalidade são:

  • Escrever o Mundo: Estruturas Narrativas para Além do Ocidente
  • Produção Cultural
  • Gestão de Equipamentos Culturais
  • Expressão autoral: cadernos de moda e criação

Além da região de Campinas, o programa terá atividades na capital, Região Metropolitana de São Paulo e nas regiões de Araçatuba, Bauru, Baixada Santista, São José do Rio Preto e São José dos Campos.

Para os interessados de Campinas, a principal data a acompanhar é 9 de setembro, quando começam as inscrições. O prazo termina no dia 21 do mesmo mês.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Post Anterior

Festival de Morangos e Fatias reúne doces e rock no feriadão em Campinas

Próximo Post

Angra em Campinas celebra 30 anos de “Holy Land”

Relacionado Posts

Motociclistas e pedestres representam a maior parte das vítimas fatais no trânsito
Campinas

Campinas reduz mortes no trânsito pelo nono mês consecutivo e salva 18 vidas

Operação Chuvas de Verão destaca ações na reunião entre Defesa Civil e Educação
Campinas

Defesa Civil e Educação discutem ações contra emergências climáticas em Campinas

Consumidor analisa preço à vista antes de parcelar compra
Campinas

Esquenta Black Friday: Procon Campinas orienta consumidores sobre cuidados

Equipe da Cohab Campinas com prêmio do Programa de Regularização Fundiária
Campinas

Cohab Campinas recebe 12º Selo de Mérito por projeto de regularização fundiária

Desfile terá início às 17h30, no Paulistão Atacadista, na avenida Ruy Rodriguez
Campinas

Caravana de Natal da Coca-Cola chega a Campinas em 20 de novembro

Plateia lotada do Teatro Castro Mendes durante espetáculo da campanha cultural
Campinas

Campinas abre inscrições para Campanha de Popularização das Artes da Cena 2027

Próximo Post
banda Angra

Angra em Campinas celebra 30 anos de “Holy Land”

NEGOCIA HORTOLÂNDIA NEGOCIA HORTOLÂNDIA
Natura Aura Alba Dourada Natura Aura Alba Dourada
G2 Contabilidade G2 Contabilidade
Grand Theft Auto VI Grand Theft Auto VI
CineSystem Hortolândia Cinema em Hortolândia

Posts recentes

  • Resultado da Lotofácil 3821 acumula; prêmio vai a 5 milhões
  • Resultado da Mega-Sena 3081: prêmio vai a R$ 55 milhões
  • Resultado da Quina 7159 tem um ganhador
  • Desconvocação de Danilo Prejudica Seleção em Amistosos
  • Inovação em Chips: O Futuro dos Carros Autônomos
Sem Resultado
Veja todos os resultados
  • Início
  • Web Stories
  • Notícias
    • Hortolândia
    • Nossa Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Policial
    • Automóvel
    • Esportes
    • Cursos
  • Seções
    • Coluna
    • Culinária
    • Economia
    • Saúde & Beleza
    • Outros
    • Anúncios
  • Cultura & Lazer
    • Eventos
    • Passeios e Viagens
    • TV, Cinema e Teatro
  • Empregos
    • Vagas de emprego
  • Rodeio 2026

Portal Hortolândia