Campinas

Campinas elimina pagamento em dinheiro dentro dos ônibus a partir de 19/01

Com o objetivo garantir viagens mais seguras e agilizar o embarque dos usuários do transporte público coletivo de Campinas, o pagamento embarcado em dinheiro da tarifa de ônibus será extinto, a partir do dia 19 de janeiro. A medida é válida para todos os pontos e terminais de embarque.

Ao embarcar no veículo, o pagamento poderá ser feito com os cartões da família Bilhete Único (Comum, Vale Transporte, Escolar, Universitário, Idoso e Gratuito); ou com o sistema de QR Code (Quick Response Code; Código de Resposta Rápida). A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) colocou em prática campanha de orientação aos usuários. Materiais informativos foram afixados nos veículos e terminais de ônibus.

Anuncio


“Com este último passo, finalizamos o processo escalonado de eliminação do dinheiro para o pagamento embarcado. Adotamos o sistema QR Code como aposta na inovação tecnológica. As viagens serão mais seguras para usuários e os motoristas do transporte público”, destaca o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro. 

O sistema inovador também será aplicado aos veículos do BRT (Bus Rapid Transit; Ônibus de Trânsito Rápido), que terão o pagamento da tarifa totalmente desembarcado, realizado nas estações de transferência. “A Inovação é a marca de nossa gestão. Campinas é o único município do País, com mais de 1 milhão de habitantes a eliminar totalmente o pagamento em dinheiro, dentro dos ônibus”, comemora Barreiro.

Como funciona

O QR Code é um código de barras bidimensional, impresso em papel, que armazena dados e caracteres. Ele tem a codificação da tarifa e pode ser usado pelos passageiros eventuais, substituindo o dinheiro. O bilhete com o QR Code tem custo de R$ 4,70 e não proporciona a integração. A validade é de 30 dias, contados a partir da data da emissão, sem possibilidade de reembolso.

O tíquete QR Code, em papel, pode ser adquirido nos terminais de ônibus, Poupatempo Centro, Poupatempo Campinas Shopping, sede da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) e em cerca de 300 estabelecimentos credenciados, que podem ser consultados no site da Transurc. Também é possível adquirir o QR Code virtual pelo celular, pagando com cartão de crédito, com disponibilidade 24 horas por dia. Basta instalar o aplicativo Transurc Smart, disponível nos sistemas Android e iOS. Para liberar a catraca, o usuário deve aproximar o tíquete de papel ou o código gerado na tela do celular na base abaixo do validador.

Para mais informações, a população conta com o canal de atendimento da Transurc, pelo telefone 0800 014 02 04, e com o Fale Conosco Emdec 118.

Histórico

O processo de eliminação do dinheiro como forma de pagamento embarcado da tarifa do transporte público foi iniciado pela Administração municipal em 2014. Em agosto de 2014, foi lançado o Programa de Aperfeiçoamento Profissional (PAP), oportunidade de requalificação profissional aos cobradores que deixaram o sistema, oferecendo cursos gratuitos para diferentes áreas de atuação, através de parceria da Transurc com o Serviço Social do Transporte (Sest) / Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).

Em 1º outubro de 2014, foram habilitados o Bilhete 1 Viagem e Bilhete 2 Viagens, destinados aos passageiros eventuais. Em 20 de janeiro de 2017, teve início o projeto piloto do uso do QR Code em 25 ônibus de oito linhas que atendem aos distritos de Sousas e Joaquim Egídio.

Desde 17 de fevereiro de 2018, não é mais possível pagar a tarifa em dinheiro dentro dos ônibus que partem do Terminal Central. A medida foi estendida para o Terminal Mercado (1 e 3), em 21 de julho de 2018.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo