O Sistema de Valores a Receber está reaberto desde ontem (7) e, com isso, os usuários podem agendar o recebimento dos recursos, basta clicar aqui para acessar o site! A principal novidade é a possibilidade de verificação de valores de pessoas falecidas.
Segundo o BC, cerca de 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas têm cerca de R$ 6 bilhões a receber. Para sacar os valores (pessoa física) ou de falecidos, o usuário precisa ter conta no Portal Gov.br de nível prata ou ouro. Para reaver valores de pessoa jurídica, precisa ter conta no Portal Gov.br com o Cadastro Nacional Pessoa Jurídica vinculado.
O sistema agora inclui fontes de recursos esquecidos que não estavam nos lotes do ano passado, como:
- contas de pagamento pré ou pós-paga encerradas;
- contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras encerradas e;
- outros recursos disponíveis nas instituições para devolução.
Além dessas fontes, o SVR engloba os seguintes valores, já disponíveis para saques no ano passado:
- contas-corrente ou poupança encerradas;
- cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito;
- recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados;
- tarifas cobradas indevidamente;
- e parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas indevidamente.
Sistema de Valores a Receber e o BC alertam sobre golpes
O BC aconselha os correntistas a terem cuidado com golpes de estelionatários que alegam fazer a intermediação para supostos resgates de valores esquecidos. O órgão esclarece que todos os serviços do Valores a Receber são totalmente gratuitos, que não envia links nem entra em contato para tratar sobre valores a receber ou para confirmar dados pessoais.
O BC também esclarece que apenas a instituição financeira que aparece na consulta do Sistema de Valores a Receber pode contactar o cidadão. O órgão também pede que nenhum cidadão forneça senhas e esclarece que ninguém está autorizado a fazer esse tipo de pedido.
Com a inclusão de novas fontes de recursos esquecidos e a possibilidade de verificação de valores de pessoas falecidas, o SVR se mostra uma importante ferramenta para que os cidadãos possam reaver seus recursos esquecidos. É importante que os usuários acessem o site oficial do Banco Central e sigam as orientações para evitar golpes de estelionatários.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98