O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta quarta-feira (26) o registro pela Anvisa da Butantan-DV, primeira vacina brasileira contra a dengue e também a primeira no mundo de dose única.
Desenvolvida pelo Instituto Butantan, o imunizante será disponibilizado gratuitamente pelo SUS a partir de 2026 para pessoas de 12 a 59 anos.
Primeira vacina brasileira contra a dengue
Com 1 milhão de doses já prontas para distribuição e previsão de mais de 30 milhões até meados de 2026, a vacina demonstrou eficácia de 74,7% contra dengue sintomática e 89% de proteção contra formas graves da doença, segundo dados publicados na The Lancet Infectious Diseases.
“Estamos falando de um hat-trick: é uma vacina 100% brasileira, tem capacidade de proteção ampla e é uma dose apenas”, destacou Padilha durante o anúncio no Instituto Butantan, acompanhado pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
A tecnologia utiliza vírus vivo atenuado, mesma já consagrada em outras vacinas como febre amarela e tríplice viral. A dose única representa uma vantagem operacional significativa para o Programa Nacional de Imunização, facilitando a logística e aumentando a adesão da população.
O ministério apresentará a estratégia de incorporação à Comissão Tripartite já nesta quinta-feira (27), com planejamento para iniciar a aplicação no calendário vacinal de 2026. O desenvolvimento contou com investimento de R$ 130 milhões do BNDES e Ministério da Saúde para as fases de pesquisa.
Fonte: Agência Brasil
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98








