A primavera no Hemisfério Sul começa às 22h04 da próxima quinta-feira (22) e termina no dia 21 de dezembro, às 18h48. O período reflete uma transição entre as estações seca e chuvosa na área central do Brasil, assim como o início do transporte de umidade vinda da Amazônia, que define a qualidade do período chuvoso nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Região Norte (centrossul).
Na primavera, os acumulados de chuva no norte do Nordeste costumam ser inferiores a 100 milímetros, principalmente, no norte do Piauí e noroeste do Ceará. Já as temperaturas são mais elevadas em grande parte do Norte, interior do Nordeste e em alguns pontos da parte central do Brasil.
Os primeiros episódios da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) podem ocorrer durante a primavera, com chuvas no Sudeste, Centro-Oeste e nos estados do Acre e Rondônia.
Já na Região Sul, podem ocorrer episódios de Complexos Convectivos de Mesoescala (CCM), que provocam chuvas fortes, rajadas de vento, descargas atmosféricas e eventual granizo.
Vale lembrar que, com o crescente aumento das chuvas em grande parte do País, nesta época do ano, dá-se início o plantio das principais culturas de verão.
fonte inmet
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98