A chuva de meteoros Oriônidas, originada dos detritos deixados pelo Cometa Halley em 1985/1986, alcançará seu pico na noite de segunda-feira (21). Quando a Terra atravessa esse rastro de poeira, os fragmentos entram na atmosfera a uma velocidade impressionante de 67 km/s, criando os fenômenos luminosos conhecidos como “estrelas cadentes”. Apesar de parecerem vir da constelação de Órion, isso é apenas uma ilusão de perspectiva vista da Terra.
As Oriônidas começaram no início de outubro e continuarão até o dia 7 de novembro. As melhores noites para observação são de domingo para segunda e de segunda para terça-feira, entre 18h e 20h30, antes do nascer da Lua. Estima-se a visualização de cerca de 23 meteoros por hora em regiões escuras e longe das luzes urbanas, como o interior do Ceará, que oferece excelentes condições de visualização.
Para assistir ao espetáculo celeste, não é necessário o uso de telescópio. Basta encontrar um local aberto, com pouca poluição luminosa, e apreciar o show a olho nu. Em áreas onde a Via Láctea é visível, também há a chance de observar o cometa Tsuchinshan ao pôr do sol, embora o brilho da Lua e as nuvens possam interferir na visibilidade.
Aproveite as duas noites de oportunidade para observar este fenômeno astronômico e, quem sabe, ver algumas estrelas cadentes!
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98