Paiva Netto: com pesar que o Brasil se despede de um de seus mais notáveis líderes humanitários. Faleceu na madrugada da última terça-feira, dia 7 de outubro, no Rio de Janeiro (RJ), aos 84 anos, o respeitado José de Paiva Netto, presidente da LBV (Legião da Boa Vontade). Além de sua liderança filantrópica, ele era reconhecido como escritor e jornalista, radialista, compositor e educador.
Um Legado de Solidariedade e Inovação
Graças à sua inigualável capacidade empreendedora e coração generoso, Paiva Netto consolidou a Legião da Boa Vontade como um dos maiores e mais eficientes movimentos humanitários do planeta. Diariamente, a Instituição oferece amparo a milhares de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, firmando-se como referência essencial nas áreas de Educação, Assistência Social, Atuação Humanitária e Comunicação Social e Educativa.
O diferencial de sua obra reside em uma linha pedagógica vanguardista. Com a fusão da Educação com a Espiritualidade Ecumênica, ele idealizou um novo modelo de aprendizado que une cérebro e coração. Por meio da aclamada Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico, a LBV estimula seus atendidos a reconhecerem e aprimorarem seus valores e talentos, formando cidadãos plenos.
Impacto Global e Monumentos da Paz
A abrangente atuação sob a liderança de Paiva Netto garantiu à entidade um lugar de destaque internacional, mantendo uma relação consultiva com a Organização das Nações Unidas (ONU) há mais de 30 anos.
Sua visão ecumênica também se materializou em monumentos que atraem peregrinos de todo o mundo. Em 1989, fundou o Templo da Boa Vontade (TBV), em Brasília, uma das Sete Maravilhas da capital federal e um dos principais monumentos ecumênicos do planeta. Em 2000, criou o Fórum Mundial Espírito e Ciência, consolidando o maior movimento mundial do gênero na formação de novos paradigmas de pensamento baseados na convergência entre o conhecimento científico e as diversas tradições religiosas.
O Escritor e o Homenageado
Consolidado como um dos pioneiros pregadores do Evangelho-Apocalipse, o escritor e jornalista Paiva Netto deixa um vasto legado literário, com mais de 10 milhões de exemplares vendidos e títulos traduzidos para mais de 25 idiomas, incluindo o Braille. Contribuiu, ainda, para grandes veículos de comunicação do Brasil e do mundo, como Folha de S. Paulo e revista Manchete.
Ao longo de sua vida, recebeu inúmeras homenagens, como a Medalha do 1º Centenário da Academia Brasileira de Letras (ABL), a nomeação de Comendador da Ordem do Rio Branco e as condecorações do Grau de Comendador da Ordem do Mérito Aeronáutico e a Medalha do Pacificador, do Exército brasileiro.
O presidente da LBV era membro efetivo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), filiado à Fenaj e à União Brasileira de Compositores (UBC). Ele deixa a esposa, dona Lucimara Augusta, e seus filhos, netos e bisneto, além de demais familiares e amigos, que se unirão às homenagens. As cerimônias fúnebres ocorrerão nesta quarta-feira, dia 8, em São Paulo/SP (local a ser definido), em cerimônia aberta.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98










