Meteorologistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) emitiram alertas sobre condições climáticas extremas no Brasil, por conta da chegada do fenômeno El Niño.
As previsões indicam ondas de calor intensas, ultrapassando a média histórica, e uma série de mudanças no padrão climático, com implicações que devem persistir até 20 de março de 2024.
Confira as previsões dos meteorologistas para alguns regiões do país
No Sudeste, a previsão é de que as temperaturas fiquem 0,5°C acima da média histórica. Minas Gerais, em particular, pode enfrentar chuvas mais intensas, o que demanda atenção especial para potenciais eventos relacionados a inundações e deslizamentos de terra.
As regiões afetadas incluem parte do Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins, que devem enfrentar condições de seca prolongada. No Norte do país, espera-se um aumento de 1°C na temperatura média, enquanto estados como Acre, Roraima e Amapá experimentarão um volume significativo de chuvas.
O Rio Grande do Sul é outro estado que deve se preocupar com as chuvas volumosas e no Paraná e em Santa Catarina, o calor será levemente acima do normal.
As previsões destacam a necessidade de precauções por parte das autoridades locais e da população, enfatizando a importância de medidas preventivas diante de condições climáticas extremas, como ondas de calor e chuvas intensas.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98