Termina nesta sexta-feira (06), às 23h59 (horário de Brasília), o prazo para inscrições no processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2026. O programa do Ministério da Educação oferece financiamento a juros baixos para cursos de graduação em instituições privadas bem avaliadas. Nesta edição, estão sendo ofertadas mais de 112 mil vagas em 1.421 instituições de ensino superior, distribuídas em 19.834 cursos.
Para se inscrever, os candidatos devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, com login no Gov.br, e informar um e-mail válido. É possível escolher até três opções de curso, turno e instituição, com a possibilidade de alterá-las até o encerramento das inscrições. É obrigatório informar dados de perfil, como etnia/cor, pertencimento a comunidade quilombola, condição de pessoa com deficiência (PCD) e se já possui diploma de ensino superior.
Podem participar estudantes que realizaram o Enem a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos nas cinco provas e nota acima de zero na redação. Outro requisito é a renda familiar bruta mensal por pessoa de até três salários mínimos (R$ 4.863 em 2026). Metade das vagas (50%) é reservada ao Fies Social, destinado a candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 810,50) e inscrição ativa no CadÚnico, que podem pleitear financiamento de até 100% das mensalidades.
O resultado da chamada única será divulgado em 19 de fevereiro. Os pré-selecionados deverão complementar a inscrição no sistema entre 20 e 24 de fevereiro. Os não classificados entrarão automaticamente em uma lista de espera, com convocações ocorrendo entre 26 de fevereiro e 10 de abril.
Fonte: Agência Brasil
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98










