• Início
  • Web Stories
  • Notícias
    • Nossa Cidade
    • Nossa Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Policial
    • Automóvel
    • Esportes
    • Cursos
    • Casa e Jardim
  • Seções
    • Coluna
    • Culinária
    • Economia
    • Moda
    • Saúde & Beleza
    • Outros
    • Anúncios
  • Cultura & Lazer
    • Eventos
    • Dicas de leitura
    • Passeios e Viagens
    • TV, Cinema e Teatro
  • Empregos
    • Vagas de emprego
    • Enviar Vagas (Agências ou empresa)
  • Fale Conosco
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Portal Hortolândia
  • Início
  • Web Stories
  • Notícias
    • Nossa Cidade
    • Nossa Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Policial
    • Automóvel
    • Esportes
    • Cursos
    • Casa e Jardim
  • Seções
    • Coluna
    • Culinária
    • Economia
    • Moda
    • Saúde & Beleza
    • Outros
    • Anúncios
  • Cultura & Lazer
    • Eventos
    • Dicas de leitura
    • Passeios e Viagens
    • TV, Cinema e Teatro
  • Empregos
    • Vagas de emprego
    • Enviar Vagas (Agências ou empresa)
  • Fale Conosco
No Result
View All Result
  • Início
  • Web Stories
  • Notícias
    • Nossa Cidade
    • Nossa Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Policial
    • Automóvel
    • Esportes
    • Cursos
    • Casa e Jardim
  • Seções
    • Coluna
    • Culinária
    • Economia
    • Moda
    • Saúde & Beleza
    • Outros
    • Anúncios
  • Cultura & Lazer
    • Eventos
    • Dicas de leitura
    • Passeios e Viagens
    • TV, Cinema e Teatro
  • Empregos
    • Vagas de emprego
    • Enviar Vagas (Agências ou empresa)
  • Fale Conosco
No Result
View All Result
Portal Hortolândia
No Result
View All Result

Investimentos em ferrovias: Brasil busca destravar projetos estratégicos de transporte de carga

10 de outubro de 2025
in Brasil
Museu Municipal de Hortolândia

O governo federal intensificou as ações para atrair investimentos em ferrovias, buscando destravar projetos estratégicos que podem transformar o transporte de carga no país. Apesar dos avanços recentes em setores como saneamento e rodovias, o transporte ferroviário ainda enfrenta obstáculos legais, ambientais e financeiros que limitam seu crescimento.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate, o potencial do setor é semelhante ao das concessões de rodovias, que se tornaram mais atrativas após o interesse de fundos e operadores privados. “O transporte de carga sobre trilhos pode atrair uma ampla gama de investidores, mas precisamos avançar em iniciativas que ofereçam segurança jurídica e garantias financeiras”, afirmou.


Ferrogrão e FIOL estão entre os principais projetos ferroviários

Entre os projetos que podem destravar o setor está a Ferrogrão, ferrovia de 933 km que ligará o estado de Mato Grosso, principal produtor de grãos do país, ao porto de Miritituba, no Pará. O investimento estimado é de R$ 25,2 bilhões em capex (custos de implantação) e R$ 49,2 bilhões em opex (custos operacionais).

O projeto, no entanto, enfrenta entraves judiciais. O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou recentemente o julgamento que analisa a validade dos estudos de concessão da ferrovia, suspensos desde 2021 por uma liminar. Dois ministros já votaram a favor da continuidade, mas o processo foi novamente adiado após pedido de vista.

Abate destacou que, sem essas disputas judiciais, o empreendimento poderia estar pela metade concluído. “Há enorme interesse de empresas nacionais e estrangeiras, já que a Ferrogrão atende uma região estratégica para o escoamento de grãos em escala global”, disse.

Outro projeto prioritário é a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), que deve ligar o Centro-Oeste ao Nordeste, totalizando 1.527 km divididos em três trechos. O FIOL I, de 537 km, foi concedido em 2021 à Bahia Mineração (Bamin), controlada pelo grupo Eurasian Resources Group (ERG), do Cazaquistão. Porém, as obras foram suspensas durante negociações para venda da empresa.

Enquanto isso, o FIOL II está sob responsabilidade da estatal Infra SA, e o FIOL III permanece em fase de estudos, com previsão de concessão futura ao setor privado. Um consórcio formado por Vale, Cedro e BNDES estuda adquirir a Bamin, mas, segundo executivos envolvidos, o investimento necessário para concluir o trecho e o Porto Sul, na Bahia, é elevado — cerca de US$ 5 bilhões.


Garantias financeiras e novos modelos de concessão

Para viabilizar os investimentos em ferrovias, o governo pretende oferecer garantias financeiras às empresas concessionárias durante as fases iniciais dos projetos, até a obtenção das licenças ambientais e estruturais. A proposta é reduzir os riscos e tornar as concessões mais atrativas ao capital privado.

O setor enfrenta dificuldades no acesso ao crédito, já que os empreendimentos demandam grandes aportes iniciais e retorno apenas após a conclusão das obras. Por isso, parte significativa do financiamento ainda depende de recursos públicos, especialmente via BNDES.


Investimentos públicos em alta, apesar das restrições fiscais

Mesmo com limitações orçamentárias, o Ministério dos Transportes tem ampliado o investimento público em ferrovias. Segundo o ministro Renan Filho, o governo aplicou R$ 7,7 bilhões em 2022, R$ 10,9 bilhões em 2023 e R$ 13,7 bilhões em 2024 — o maior valor da história recente.

“Esse aumento acontece em um momento em que o Brasil bate recordes de produção agrícola e exportação de minério. Esse crescimento exige mais ferrovias, mais logística e mais competitividade”, afirmou o ministro durante evento do setor.


Meta é dobrar participação ferroviária no transporte nacional

O transporte de cargas no Brasil ainda é fortemente dependente das rodovias. Em 2024, as ferrovias movimentaram 540 milhões de toneladas úteis, o maior volume em 20 anos. Entre janeiro e julho de 2025, o modal transportou 302,9 milhões de toneladas, alta de 0,16% em relação ao mesmo período de 2024.

A mineração responde por 72% desse total, seguida pelo agronegócio (18,6%) e combustíveis e derivados de petróleo (6,5%). O governo pretende elevar a participação ferroviária na matriz de transporte de 20% para 40% até 2035, buscando equilibrar o uso de trilhos e rodovias e reduzir custos logísticos.


Desafios e oportunidades para o futuro

Especialistas avaliam que os investimentos em ferrovias podem impulsionar o desenvolvimento regional, gerar empregos e reduzir a emissão de gases poluentes, mas alertam que a efetividade dependerá de segurança jurídica e estabilidade regulatória.

A integração entre o transporte ferroviário e os portos é outro ponto-chave para ampliar a eficiência do escoamento da produção nacional, especialmente em estados agrícolas como Mato Grosso, Goiás, Bahia e Pará.

Com o avanço de projetos como Ferrogrão e FIOL, o Brasil dá passos importantes rumo a um sistema logístico mais competitivo, sustentável e integrado — ainda que o caminho até os trilhos seja longo e desafiador.


FAQ – Investimentos em ferrovias no Brasil

1. Quais são os principais projetos ferroviários em andamento no Brasil?
Os principais são a Ferrogrão, que ligará Mato Grosso ao Pará, e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), que conectará o Centro-Oeste ao Nordeste.

2. Por que o transporte ferroviário é estratégico para o país?
Por permitir o transporte de grandes volumes a longas distâncias, com menor custo e menor impacto ambiental, sendo essencial para o agronegócio e a mineração.

3. Quais os desafios para ampliar os investimentos em ferrovias?
Os principais obstáculos são as questões ambientais, o alto custo inicial, o financiamento limitado e as incertezas jurídicas em torno das concessões.


Frases buscáveis no Google:
investimentos em ferrovias no Brasil, Ferrogrão e FIOL obras 2025, transporte ferroviário de carga, governo amplia investimentos em ferrovias,

Publicidade

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Tags: Ferrogrão e FIOL obras 2025governo amplia investimentos em ferroviasinvestimentos em ferrovias no Brasiltransporte ferroviário de carga
Previous Post

Santos passa por sequência dura após decisão da CBF

Next Post

Projeto “Curtas de Animação” encerra temporada em Hortolândia com estreia de curta sobre racismo em escola pública

Related Posts

Mega-Sena da Virada
Brasil

Mega-Sena da Virada pode chegar a R$ 1 bilhão

Mega-Sena
Brasil

Mega-Sena 2947 acumula e próximo prêmio chega a R$ 12 milhões

Lotofácil
Brasil

Lotofácil 3554: números do sorteio nesta quinta (4)

quina
Brasil

Quina resultado 6894: números do sorteio desta quinta (4)

Mega-Sena
Brasil

Mega-Sena 2947: confira os números sorteados nesta quinta (04)

Lotofácil
Brasil

Lotofácil resultado 3553: confira os números sorteados nesta quarta-feira (3)

Next Post
oficina-desenho

Projeto “Curtas de Animação” encerra temporada em Hortolândia com estreia de curta sobre racismo em escola pública

Natal Shopping Park City Sumaré

cinema

rmc urgente rmc urgente Publicidade

Posts recentes

  • Operação Tapa-Buraco no Jardim Terras de Santo Antônio
  • Saiba quando a Seleção estreia na Copa do Mundo
  • Diprima e Falcões disputam título inédito do futsal amador de Hortolândia
  • Prefeitura conclui manutenção e realocação de tubulações no Jardim Ricardo
  • Quem a Seleção Brasileira pega na Copa do Mundo?

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

No Result
View All Result
  • Início
  • Web Stories
  • Notícias
    • Nossa Cidade
    • Nossa Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Policial
    • Automóvel
    • Esportes
    • Cursos
    • Casa e Jardim
  • Seções
    • Coluna
    • Culinária
    • Economia
    • Moda
    • Saúde & Beleza
    • Outros
    • Anúncios
  • Cultura & Lazer
    • Eventos
    • Dicas de leitura
    • Passeios e Viagens
    • TV, Cinema e Teatro
  • Empregos
    • Vagas de emprego
    • Enviar Vagas (Agências ou empresa)
  • Fale Conosco

Portal Hortolândia

Vá para versão mobile