O Exército Brasileiro enviou um total de 50 viaturas, incluindo 28 veículos blindados, para Roraima como parte da “Operação Roraima”. Tudo por conta das tensões entre a Venezuela e a Guiana.
O reforço militar ocorre em meio a crescentes tensões na região de Essequibo, disputada entre Venezuela e Guiana. Isso tudo se dá, após a descoberta de reservas de petróleo – lembrando que 75% deste território é guianense.
Em Roraima, as viaturas farão parte do recém-criado 18º Regimento de Cavalaria Mecanizado, que, até 2025, contará com três esquadrões e aproximadamente 600 militares.
Mais detalhes sobre o reforço nas fronteiros pelo Exército Brasileiro
O Exército brasileiro não especificou se as viaturas permanecerão em Boa Vista ou se serão distribuídas para municípios mais próximos às fronteiras. Em comunicado, afirmou apenas que “as viaturas reforçarão a defesa da fronteira no norte do País”.
Além das viaturas, o novo regimento receberá dezenas de mísseis anticarro, capazes de atingir alvos a até quatro quilômetros de distância. No caso, os mísseis terão diversos usos, como enfrentar veículos blindados, concentrações de veículos, construções fortificadas, depósitos de combustível e/ou munição, barcos fluviais e helicópteros voando a baixa altitude.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98