O período de solicitação da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 terá início em 14 de abril, conforme estabelecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A palavra-chave “Enem 2025” marca o início do calendário do exame, cuja etapa inicial se estende até o dia 25 de abril, abrangendo também o prazo para justificativa de ausência na edição de 2024.
Enem 2025: quem pode solicitar a isenção
De acordo com o Edital nº 18/2025, os pedidos de isenção da taxa devem ser realizados exclusivamente pela Página do Participante, utilizando o login único do gov.br. A gratuidade da inscrição será concedida aos candidatos que se encaixarem em um dos seguintes perfis:
- Estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública, no ano de 2025;
- Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escolas privadas, com renda familiar mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
- Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, cadastradas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).
Enem 2025: justificativa de ausência é obrigatória
Para os candidatos que foram beneficiados com a isenção em 2024 e não compareceram nos dois dias de prova, o envio da justificativa de ausência é obrigatório para obter nova gratuidade em 2025. A ausência precisa ser devidamente comprovada durante o mesmo período destinado ao pedido de isenção, ou seja, entre 14 e 25 de abril.
O resultado das solicitações de isenção e das justificativas será divulgado no dia 12 de maio. Caso o pedido seja negado, o interessado poderá entrar com recurso entre os dias 12 e 16 de maio. O resultado final, após análise dos recursos, será publicado no dia 22 de maio.
Enem 2025: importância do exame para o acesso ao ensino superior
O Enem 2025 mantém seu papel estratégico como uma das principais formas de acesso ao ensino superior no Brasil. Os resultados individuais são utilizados em processos seletivos de instituições públicas e privadas, tanto como critério único quanto como critério complementar, viabilizando a entrada por meio de programas como:
- Sistema de Seleção Unificada (Sisu);
- Programa Universidade para Todos (Prouni);
- Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Além do território nacional, os resultados do Enem também são aceitos por instituições de ensino superior em Portugal que mantêm convênio com o Inep. Esses acordos facilitam o ingresso de estudantes brasileiros em universidades portuguesas com base nas notas obtidas no exame.
Enem 2025: confira o cronograma completo
O cronograma divulgado pelo Inep detalha as principais datas para quem deseja participar da edição de 2025:
- Solicitação de isenção da taxa e justificativa de ausência: 14 a 25 de abril
- Resultado das solicitações: 12 de maio
- Período de recursos: 12 a 16 de maio
- Resultado dos recursos: 22 de maio
Todos os prazos e detalhes estão disponíveis no portal do Inep, conforme publicado no Diário Oficial da União em 31 de março.
Como acessar a Página do Participante
Para enviar a solicitação de isenção e justificar ausência, o candidato deve:
- Acessar a Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante);
- Fazer login com sua conta gov.br;
- Selecionar a opção correspondente ao pedido desejado;
- Seguir as orientações para envio da documentação necessária.
É importante lembrar que quem não possui senha ou esqueceu o acesso à conta gov.br pode recuperá-lo diretamente na plataforma.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98