Nesta segunda-feria, dia 8 de outubro, em meio a polarização politica entre o norte e o sul do Brasil, é comemorado o dia do Nordestino. A data foi instituída em 2009 por meio da Lei 14.952/2009, em homenagem ao centenário do nascimento de Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, poeta popular, compositor e cantor cearense. Além disso, trata-se também de uma homenagem ao célebre Catulo da Paixão Cearense, maranhense de São Luís e autor da famosa música “Luar do Sertão”.
O “Dia do Nordestino” foi criado em São Paulo, por ser a cidade onde vive o maior número nordestinos de todo o Brasil (com exceção do próprio Nordeste, claro). A capital paulistana é a cidade que abriga, atualmente, o maior número de nordestinos residentes fora de sua região. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), na Grande São Paulo, 82% da população das cidades têm sua origem dos estados do Nordeste e Norte.
A lei também foi um modo de combater o preconceito vivenciado por nordestinos nos diversos âmbitos da sociedade, além de contribuir para o reconhecimento e orgulho da identidade cultural dessa parcela da população.
A cultura popular do Nordeste é muito rica. Seu artesanato, musicalidade, religiosidade, culinária, festividades, mitos, lendas, crendices, costumes, danças, superstições e outras tantas formas de manifestações artísticas deste povo é sensacional.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98