Início Notícias Brasil Número de internações por câncer de intestino têm crescimento recorde

Número de internações por câncer de intestino têm crescimento recorde

câncer de intestino

Um levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, Sociedade Brasileira de Coloproctologia e Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) revelou que, em média, 265 brasileiros são internados por dia no Sistema Único de Saúde (SUS) devido a complicações graves decorrentes do câncer de intestino.

Segundo as entidades médicas, esse número é o mais alto da década, e os registros de hospitalização são alarmantes:

  • 768.663 casos só no SUS entre 2013 e 2022;
  • Houve um aumento de cerca de 5% nos casos anualmente;
  • Um crescimento de 40% em relação aos casos registrados em 2012 (14.270);
  • Em 2021, foram registrados 19.924 óbitos decorrentes desse tipo de câncer no país.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) projeta que o número de novos casos de câncer de intestino no Brasil chegará a 45.630 para o triênio de 2023 a 2025. Se essas projeções se confirmarem, a doença atingirá um contingente superior a 136 mil pessoas no país. Apesar de ser pouco discutida, o câncer colorretal é uma das neoplasias mais letais para homens e mulheres no Brasil, alertam as associações médicas. No entanto, o diagnóstico precoce é a chave para a intervenção e cura. Se descoberto cedo, a doença pode ser tratada e a possibilidade de cura é maior.

Recomendações para prevenir o câncer de intestino

A recomendação é que, a partir dos 45 anos, todos devem procurar um médico para avaliar a saúde do intestino. Cerca de 90% dos casos de câncer de intestino têm origem em pólipos, uma lesão na mucosa do intestino que pode se transformar em câncer.

Além disso, é importante que pessoas com doenças inflamatórias intestinais, como retocolite ulcerativa e doença de Crohn, sejam monitoradas, pois elas têm um risco aumentado para o câncer de intestino. A avaliação médica deve ser feita antes mesmo dos 45 anos para quem tem histórico de família com a doença. O cuidado com a saúde intestinal pode ser fundamental para evitar complicações graves e garantir uma vida mais saudável.

Fonte: Agência Brasil

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98