Este procedimento causou muitos transtornos em bancos da região que tiveram que explicar para os aposentados porque o benefício não estava na conta
Cerca de 12 milhões de aposentados e pensionistas do INSS receberam seus benefícios depois do carnaval. Quem ganha acima do salário mínimo, cerca de 9,3 milhões de segurados, e que recebe a partir do 1º dia útil, só vai ter acesso ao pagamento a partir de 6 de março. Segundo o INSS, apesar de não ser feriado na segunda-feira de carnaval, o dia 3 não será considerado um dia útil para o órgão. Com isso, o pagamento será liberado apenas na quinta-feira, 6 de março, depois do carnaval, pois a quarta-feira de cinzas, dia 5, também não é considerado no calendário de pagamento do órgão previdenciário. Também cerca de 2,7 milhões de segurados, que recebem salário mínimo (R$ 724) com cartão de final 6, ficarão sem receber antes do Carnaval. No dia 6 de março vão receber os segurados que ganham um salário mínimo e têm o cartão com final de inscrição 6, e também aqueles com benefícios acima do piso nacional, com cartões de pagamento terminados em 1 ou 6. Os únicos que terão direito ao depósito antes dos feriados de carnaval serão os aposentados e os pensionistas que ganham um salário mínimo e têm os números finais de benefício entre 1 e 5. Nesses casos, o calendário de depósitos começou ontem (ver matéria) e seguirá até o dia 28. Para os demais segurados, o pagamento será retomado em 6 de março, seguindo até o dia 12.
A previdência social explica que o pagamento será feito só após o Carnaval por conta de questões internas, de processamento dos pagamentos. As agências bancárias também não deverão abrir nos dias de carnaval, retomando as atividades apenas na Quarta-Feira de Cinzas, que este ano cairá no dia 5 de março.
O INSS alerta que os segurados, que vão receber antes dos feriados, poderão usar os terminais de autoatendimento dos bancos para sacar seus pagamentos.
Muitos aposentados têm protestado contra este calendário de pagamento do INSS. Alegam que seus compromissos vencem no início do mês, principalmente os cartões de créditos, que incidem juros e multas bem acima do mercado financeiro.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98