Publicidade
Brasil

Bandeira verde continua em setembro: sem taxas extras na conta de luz

Os consumidores de energia elétrica podem comemorar mais um mês sem cobranças extras em suas contas. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu manter a bandeira verde para o próximo mês, beneficiando todos os usuários conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Essa decisão é um alívio para os consumidores, que têm desfrutado da ausência dessas taxas desde o encerramento da bandeira de escassez hídrica. Essa bandeira, que vigorou de setembro de 2021 até meados de abril de 2022, trouxe preocupações sobre o aumento das tarifas de energia. Entretanto, graças às condições favoráveis de geração de energia, a Aneel optou pela bandeira verde. Isso se deve ao bom nível de armazenamento dos reservatórios das usinas hidrelétricas, que alcançaram uma média de 87% no início do período seco. Essa situação propícia tem mantido a bandeira verde em vigor.

Vale ressaltar que a decisão da Aneel tem impactos significativos. Caso as outras bandeiras tarifárias fossem adotadas, as contas de luz refletiriam um reajuste de até 64%. Esse aumento nas tarifas, aprovado pela Aneel em junho de 2022, foi resultado das pressões inflacionárias e do aumento nos custos das usinas termelétricas. Esses custos mais elevados estão associados ao encarecimento do petróleo e do gás natural nos últimos meses.

Recentemente, a Aneel deu um passo adiante para aliviar o impacto das tarifas sobre os consumidores. Em uma decisão aprovada na última terça-feira (22), a agência lançou uma consulta pública visando a redução das bandeiras tarifárias em até 36,9%. Essa iniciativa está fundamentada em três fatores principais: os reservatórios estão em níveis confortáveis, a energia eólica e solar têm se expandido e os preços internacionais dos combustíveis fósseis têm apresentado queda.

Portanto, no cenário atual, os consumidores podem respirar aliviados com a continuação da bandeira verde em setembro. A perspectiva de redução das tarifas no futuro também traz boas notícias para aqueles que buscam alívio nas despesas com energia elétrica.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
...