
A partir de março, a Azul suspenderá voos para 12 cidades brasileiras e isso tem a ver com o corte de custos, a busca por rotas mais lucrativas, a escassez mundial de peças e motores, e a alta do dólar. A desvalorização do real frente à moeda norte-americana tem pressionado o setor, com a compra de aeronaves, por exemplo, sendo realizada em dólares, o que aumenta a dívida da companhia conforme a moeda brasileira perde valor.
Quando a Azul foi criada, em 2008, o dólar era negociado a R$ 1,58, atualmente ela superou os R$ 6. Segundo informações, a desvalorização cambial de 30% registrada no ano passado fez com que a companhia precisasse reavaliar suas alocações de recursos. A prioridade, portanto, passou a ser a alocação de recursos em rotas mais lucrativas, o que resultou na suspensão de algumas linhas onde a demanda era baixa ou os custos eram elevados.
Apesar do fechamento das rotas, o CEO da Azul destaca que a empresa continua expandindo suas operações no Brasil. Antes da pandemia, a companhia operava em 110 cidades do país, número que cresceu para 160. Mesmo com os fechamentos, a Azul continuará com operações em 150 cidades, um número superior ao que havia antes da pandemia.
A burocracia e o excesso de processos judiciais impactam diretamente a operação das companhias, isso porque o Brasil tem 3% dos voos mundiais, mas 98% dos processos judiciais, o que acaba por gerar custos adicionais para as empresas e, consequentemente, para os consumidores.
Azul suspenderá voos: confira mais detalhes
Mesmo diante dessas dificuldades, a Azul tem ampliado sua atuação em diversas regiões do país, com destaque para os avanços em cidades como Recife, Belém, Curitiba, Porto Alegre e Campinas, onde a companhia mantém seu hub de operações no Aeroporto de Viracopos. Essa expansão tem sido uma estratégia da Azul para equilibrar a pressão econômica e seguir oferecendo serviços para uma maior quantidade de brasileiros.
A suspensão começa a valer no dia 10 de março nos seguintes municípios (ordem alfabética):
Barreirinhas (MA)
Cabo Frio (RJ)
Campos (RJ)
Correia Pinto (SC)
Cratéus (CE)
Iguatú (CE)
Mossoró (RN)
Parnaíba (PI)
Rio Verde (GO)
São Benedito (CE)
São Raimundo Nonato (PI)
Sobral (CE)
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98