Com mais de três bilhões de componentes de freio produzidos ao longo dos últimos 50 anos, a ZF consolida sua liderança global em soluções de frenagem ao apresentar novas tecnologias Brake-by-Wire (BbW), que unem segurança, flexibilidade e inovação digital. Em uma era de veículos eletrificados e definidos por software, a empresa aposta em sistemas que dispensam fluido de freio, otimizam a recuperação de energia e facilitam a integração com plataformas veiculares avançadas.
Frear é tão essencial quanto acelerar: a evolução dos sistemas de frenagem
Segundo Philippe Gasnier, Head de P&D da Divisão de Soluções para Chassis da ZF, o futuro da mobilidade exige sistemas de freio cada vez mais inteligentes, rápidos e integrados digitalmente. “Não há solução mais viável a longo prazo do que o Brake-by-Wire para veículos altamente automatizados e eletrificados”, afirma.
A tecnologia BbW da ZF permite que as montadoras escolham entre sistemas 100% elétricos, hidráulicos ou híbridos, oferecendo máxima flexibilidade conforme o mercado e o tipo de veículo.
Brake-by-Wire “seco”: frenagem 100% elétrica e livre de fluido
O sistema BbW “seco” elimina o uso de fluido de freio ao utilizar motores elétricos nas rodas para acionar os discos de freio. Os sinais do pedal são transmitidos por via elétrica, o que garante:
- Resposta mais rápida e precisa
- Recuperação otimizada de energia
- Manutenção reduzida
- Zero torque de arrasto residual, minimizando emissões de partículas
Além de contribuir com a autonomia dos veículos elétricos, o BbW “seco” facilita a montagem, reduz o número de peças e melhora o desempenho em situações de condução exigente, como frenagem e curvas simultâneas. A tecnologia tem se destacado especialmente na Ásia, onde sua adoção tem crescido de forma expressiva.
Brake-by-Wire híbrido: equilíbrio entre elétrico e hidráulico
Nos Estados Unidos, os sistemas híbridos ganham força, especialmente para picapes e caminhões leves. Nessa configuração, o eixo traseiro utiliza o freio eletromecânico (EMB), enquanto o eixo dianteiro mantém o sistema hidráulico tradicional.
Essa combinação permite eliminar o uso do servofreio a vácuo, reduz a complexidade da aplicação e mantém alto desempenho em segurança, eficiência e flexibilidade para projetos de chassis.
Em janeiro de 2025, a ZF anunciou seu primeiro grande contrato com uma montadora global para fornecimento desse sistema híbrido, marcando um avanço estratégico no mercado norte-americano.
IBC: Controle Integrado de Frenagem preparado para o futuro
Complementando os sistemas Brake-by-Wire, a ZF oferece o IBC (Integrated Brake Control), sistema compacto e leve que substitui múltiplos componentes como:
- ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade)
- Servofreio
- ECU (Unidade de Controle Eletrônico) de diversos sistemas
O IBC já está em uso global desde 2018 e atende diferentes tipos de veículos, de elétricos urbanos a SUVs esportivos. Compatível com softwares da ZF e de terceiros, ele permite uma arquitetura veicular mais simples, leve e funcional.
Solução completa para montadoras e veículos eletrificados
“A combinação do IBC com nossos sistemas Brake-by-Wire representa uma solução robusta e preparada para o futuro”, conclui Gasnier. “É uma integração simples, mesmo para plataformas veiculares inovadoras e exigentes.”
Com essa abordagem, a ZF se posiciona como parceira estratégica das montadoras na transição para a mobilidade elétrica, conectada e autônoma.
Sobre a ZF
A ZF é uma empresa global de tecnologia que fornece produtos e sistemas avançados de mobilidade para carros de passeio, veículos comerciais e tecnologia industrial. Sua ampla gama de produtos é voltada principalmente para montadoras de veículos, provedores de mobilidade e start-ups nas áreas de transporte e mobilidade. A ZF eletrifica uma ampla gama de tipos de veículos. Com seus produtos, a empresa contribui para reduzir as emissões, proteger o clima e melhorar a mobilidade segura. Juntamente com o setor automotivo – carros de passeio e veículos comerciais – a ZF também atende segmentos de mercado como máquinas de construção e agrícolas, energia eólica, propulsão marítima, acionamentos ferroviários e sistemas de teste.
Com cerca de 161.600 colaboradores em todo o mundo, a ZF registrou vendas de 41,4 bilhões de euros no ano fiscal de 2024. A empresa opera 161 locais de produção em 30 países.
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