Volkswagen Virtus: a Volkswagen está expandindo sua operação no Brasil com a inclusão de uma nova linha de produção do modelo Virtus no estado do Paraná. Atualmente fabricado na unidade da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), o sedã compacto começará a ser produzido também em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, a partir de abril, conforme revelado pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba ao site Auto Data .
De acordo com a entidade que representa os trabalhadores da montadora, a planta paranaense terá capacidade para produzir 125 unidades diárias do Virtus. A linha de montagem já está quase pronta, e a VW está finalizando acordos com fornecedores para garantir a entrega de peças e componentes necessários. Há ainda a possibilidade de alguns fornecedores se instalarem próximos à fábrica, otimizando a logística.
Apesar dessa mudança estratégica, a empresa não planeja contratar novos funcionários para a operação. A fábrica em “Y” já conta com 1.300 colaboradores no chão de fábrica e mais 700 em outras áreas. Além disso, a unidade segue sendo palco da produção do T-Cross, além de modelos da Audi, como o Q3 e o Q3 Sportback.
Outra novidade é que a planta paranaense será responsável pela fabricação de uma nova picape leve, sucessora da Saveiro. O modelo utilizará a plataforma modular MQB, compartilhando componentes com o T-Cross. A expectativa é que a picape seja oferecida em versões cabine simples e cabine dupla, atendendo tanto ao público utilitário quanto aos consumidores que buscam um veículo versátil para uso misto. Essa estratégia reforça o compromisso da Volkswagen em ampliar sua presença no segmento de picapes leves, onde a Saveiro já desempenha um papel importante.
No ABC Paulista, o sindicato local tranquilizou os trabalhadores, afirmando que não haverá impactos negativos com a transferência parcial da produção do Virtus para o Paraná. Já no Paraná, ainda não foram divulgados detalhes sobre quais versões do sedã serão fabricadas na planta, mas o mix de produção poderá variar de acordo com a demanda da montadora.
Com essa expansão, a Volkswagen demonstra seu compromisso em fortalecer sua presença no mercado brasileiro, diversificando sua oferta de produtos e consolidando suas operações em diferentes regiões do país. Fique ligado para mais novidades sobre o Virtus e a futura picape leve da marca!
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98