Automóvel

Volkswagen ID.4: Tecnologia Elétrica Urbana com desafios de infraestrutura no Brasil

Durante uma semana de uso urbano intenso em São Paulo, avaliamos o Volkswagen ID.4, primeiro SUV 100% elétrico da marca, oferecido no Brasil exclusivamente por meio do serviço de assinatura VW Sign & Drive. A experiência revelou não só os pontos fortes do modelo, como também os desafios ainda enfrentados pela mobilidade elétrica no país.

Entre congestionamentos, deslocamentos curtos e diversas paradas ao longo do dia, o ID.4 se mostrou alinhado com as exigências do tráfego urbano. A direção confortável, o rodar silencioso e o espaço interno generoso são pontos que se destacam rapidamente. Porém, a autonomia limitada a 370 km e a infraestrutura de recarga ainda incipiente deixaram claro que o modelo não é, por enquanto, a melhor opção para quem busca flexibilidade em viagens mais longas.


Plataforma elétrica dedicada e desempenho equilibrado

Publicidade
cinema


Publicidade

O Volkswagen ID.4 é o primeiro veículo da marca baseado na plataforma MEB, projetada exclusivamente para elétricos. A versão disponível no Brasil é a Pro Performance, com 204 cavalos de potência, tração traseira e uma bateria de 77 kWh instalada sob o assoalho. Essa configuração permite aceleração de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e velocidade máxima de 160 km/h.

Mesmo com 21 cm de vão livre, o modelo foi utilizado apenas em ambiente urbano, foco principal de sua proposta. Com 4,58 metros de comprimento e entre-eixos amplo, o ID.4 oferece ótimo espaço interno e porta-malas com capacidade entre 543 e 1.575 litros, dependendo da configuração dos bancos.


Conforto, tecnologia e experiência a bordo

No dia a dia, o ID.4 mostra sua vocação urbana. A direção elétrica é precisa, e os assistentes de condução — como o controle de cruzeiro adaptativo, assistente de faixa e frenagem autônoma de emergência — funcionam de maneira integrada e eficiente. O sistema de ar-condicionado digital de três zonas e os faróis em LED com tecnologia IQ.Light garantem conforto e segurança, mesmo nas variações climáticas da capital paulista.

Publicidade

O ambiente interno é moderno e tecnológico. A central multimídia com tela de até 12 polegadas, controle por voz e navegação com o sistema Discover Pro se destaca pela interface limpa. A faixa luminosa ID.Light sob o para-brisa e o head-up display com realidade aumentada complementam a experiência, ainda que demandem um breve período de adaptação.


Recarga e infraestrutura: os principais entraves

Apesar da recarga rápida em corrente contínua (DC) com até 150 kW, que permite atingir 80% da carga em cerca de 40 minutos, a realidade da infraestrutura brasileira impõe desafios. A disponibilidade limitada e desigual de eletropostos exige planejamento minucioso, mesmo para deslocamentos curtos fora da rota habitual. Por isso, toda a avaliação foi feita apenas em ambiente urbano, mesmo com a autonomia teórica da bateria.

Volkswagen ID.4

Assinatura VW Sign & Drive: uma barreira comercial?

O ID.4 não está à venda no Brasil. Ele é oferecido apenas por meio do serviço de assinatura VW Sign & Drive, com planos a partir de R$ 4.990,00 por mês (franquia de 1.500 km mensais, plano de 24 meses). O pacote inclui IPVA, manutenção e seguro, mas restringe o acesso do consumidor que deseja adquirir o carro de forma convencional ou que tem um perfil de uso mais variado.

Essa limitação comercial dificulta a ampliação da base de usuários do modelo, apesar da conveniência da assinatura para quem busca previsibilidade de custos e zero burocracia.


Pronto para a cidade, limitado para o Brasil

Durante os sete dias de uso, o Volkswagen ID.4 demonstrou ser tecnologicamente preparado para a mobilidade urbana, oferecendo conforto, desempenho e boa eficiência energética. No entanto, os obstáculos da infraestrutura de recarga e o modelo de comercialização restrito à assinatura ainda impedem que o SUV elétrico conquiste um público mais amplo.

Pontos positivos do ID.4:

  • Direção confortável e silenciosa
  • Excelente espaço interno
  • Tecnologia embarcada de ponta
  • Segurança ativa com assistentes de condução
  • Bom desempenho para uso urbano

Ponto a melhorar:

  • Disponibilidade apenas por assinatura, o que limita seu alcance no mercado brasileiro

Enquanto a tecnologia avança rapidamente, a infraestrutura e o modelo de negócios ainda precisam evoluir para que veículos como o ID.4 se tornem mais acessíveis e práticos no dia a dia do consumidor brasileiro.

fonte alpha autos

Publicidade

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo