A Volkswagen está pronta para fazer história no Brasil com o lançamento de seu inovador sistema híbrido leve de 48 volts, o eTSI. A partir de 2025, a montadora alemã começará a produção de um novo motor híbrido na fábrica de São Carlos (SP) e a montagem na plataforma MQB Hybrid em São Bernardo do Campo (SP). Este movimento faz parte de um robusto investimento de R$ 16 bilhões até 2028, consolidando a estratégia da Volkswagen de liderar a eletrificação no mercado automotivo brasileiro.
O Motor 1.5 TSI Evo: Inovação e Eficiência para o Futuro
O motor 1.5 TSI Evo será o coração do sistema híbrido da Volkswagen. Ele sucede o popular 1.4 TSI, integrando a família EA211, que também conta com o motor 1.0 de três cilindros. Embora a versão atual já seja bastante eficiente, a versão Evo promete avanços significativos em termos de desempenho e economia de combustível.
Entre as principais inovações, destaca-se o turbocompressor de geometria variável, uma tecnologia comum em motores diesel e de luxo, que ajusta as aletas móveis da turbina para otimizar o desempenho do motor em todas as faixas de rotação. Além disso, o motor conta com o ciclo Miller, que aumenta a eficiência energética ao manter as válvulas de descarga abertas durante uma parte do ciclo. Para melhorar ainda mais a economia, o motor também tem a desativação ativa de cilindros, permitindo que ele opere com apenas dois cilindros quando a demanda de potência é baixa.
Na Europa, o motor 1.5 TSI Evo entrega 150 cv e 25,5 kgfm com gasolina, e espera-se um desempenho ainda mais impressionante quando for adaptado ao sistema flex no Brasil.
eTSI: A Tecnologia Híbrida da Volkswagen
O sistema híbrido leve eTSI é uma das tecnologias mais avançadas que a Volkswagen traz ao Brasil. Já presente em modelos como Golf, T-Roc, Tiguan e Passat na Europa, o eTSI combina os motores 1.0 e 1.5 turbinados com um dispositivo multifuncional que substitui o motor de partida e o alternador. Esse dispositivo não só elimina componentes tradicionais, mas também oferece potência adicional ao motor a combustão.
Embora na Europa o sistema esteja associado ao câmbio DSG de dupla embreagem, ainda não foi confirmado se essa configuração será mantida no Brasil. Mesmo assim, a introdução do sistema híbrido eTSI já marca um grande passo na jornada de eletrificação da Volkswagen no país.
O Impacto do eTSI no Mercado Automotivo Brasileiro
A chegada do eTSI ao Brasil não é apenas uma atualização tecnológica, mas uma verdadeira revolução. O sistema híbrido leve, aliado ao motor 1.5 TSI Evo, promete elevar o nível de eficiência e sustentabilidade dos veículos da Volkswagen no mercado nacional. Os consumidores brasileiros podem esperar carros mais potentes, eficientes e alinhados com as tendências globais de eletrificação automotiva.
A estratégia da Volkswagen de lançar os modelos híbridos eTSI no Brasil não apenas visa a liderança em inovação, mas também posiciona a montadora como um grande player no mercado de carros sustentáveis e de baixo consumo. A Volkswagen continua a tradição de inovação, unindo tradição e tecnologia de ponta para transformar a experiência de direção e definir o futuro do setor automotivo no Brasil.
A Volkswagen está prestes a liderar a eletrificação no Brasil com o lançamento do sistema híbrido leve eTSI. Com o motor 1.5 TSI Evo e a plataforma MQB Hybrid, a montadora alemã reforça seu compromisso com a inovação e sustentabilidade no mercado automotivo nacional. Prepare-se para uma revolução nas ruas brasileiras, com mais eficiência e uma experiência de direção mais avançada.
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