Suzuki DR-Z4S 2025 acaba de ser lançada oficialmente nos Estados Unidos, marcando um novo capítulo na história das motos dual sport. Após mais de 20 anos com o projeto da DR-Z400S praticamente inalterado, a marca japonesa apresenta uma motocicleta completamente renovada, com injeção eletrônica (EFI), acelerador eletrônico (Ride-by-Wire), modos de condução, controle de tração, suspensão KYB ajustável e diversos outros avanços.
Injeção eletrônica e motor mais eficiente
O novo motor de 398cc DOHC entrega 38 cv de potência a 8000 rpm e 3,77 kgfm de torque a 6500 rpm, com um funcionamento mais suave e refinado. A adoção do sistema EFI substitui o carburador, eliminando engasgos e falhas em diferentes altitudes, além de atender aos rigorosos padrões de emissão Euro5+.
O sistema de aceleração eletrônica Ride-by-Wire garante respostas mais precisas e permite o uso de recursos modernos, como modos de pilotagem e controle de tração.
Tecnologia embarcada: segurança e desempenho
A DR-Z4S 2025 traz o sistema S.I.R.S. (Suzuki Intelligent Ride System), incluindo:
- 3 modos de condução (SDMS): A (agressivo), B (intermediário), C (suave)
- Controle de tração (STCS): 4 níveis, incluindo o modo Gravel (G)
- Freios ABS Bosch: com opção de desligamento total ou parcial (traseiro)
Esse conjunto transforma a DR-Z4S em uma das motos mais seguras e controláveis da categoria, especialmente em terrenos acidentados. O modo Gravel é ideal para trilhas com pouca aderência, oferecendo tração sem comprometer a pilotagem.
Chassi, suspensão e ergonomia otimizados
A nova estrutura em aço tipo twin-spar com subquadro de alumínio traz mais rigidez e estabilidade. A suspensão é fornecida pela KYB, com garfo dianteiro invertido de 280 mm e amortecedor traseiro com 296 mm, ambos com ajustes completos.
A ergonomia também foi refinada para uso misto:
- Guidão 28 mm mais alto
- Pedaleiras 23 mm mais recuadas
- Assento mais baixo, com 920 mm de altura
- Painel LCD com indicador de marcha, modo ativo e nível de combustível
Visual moderno e pronto para a trilha
A DR-Z4S ganhou um novo farol LED em estilo RM-Z, lanterna, setas e painel totalmente digitais. O design minimalista e esportivo reforça a proposta off-road com um toque urbano. Ela está disponível em duas cores: Champion Yellow com branco e Solid Iron Gray.
O modelo conta ainda com protetor de motor em alumínio, freios maiores (270 mm na frente e 240 mm atrás), tomada 12V, manoplas aquecidas e opção de bagageiro.
Preço e mercado – Suzuki DR-Z4S
Nos Estados Unidos, a nova Suzuki DR-Z4S chega com preço sugerido de US$ 8.999, superando em tecnologia modelos como a Honda CRF450L, que é mais cara e voltada ao uso extremo off-road. Com excelente equilíbrio entre conforto e desempenho, a DR-Z4S se destaca como uma das mais versáteis dual sports do mercado.
Apesar da manutenção da transmissão de cinco marchas, a entrega de torque mais ampla torna o uso prático e eficiente, mesmo em rodovias.
A Suzuki DR-Z4S 2025 representa um avanço histórico no segmento dual sport, combinando robustez mecânica, eletrônica de ponta e visual moderno. Com isso, a moto renasce como uma das opções mais completas para quem busca desempenho confiável tanto em trilhas quanto no uso urbano ou rodoviário.
Se a Suzuki decidir trazê-la ao Brasil, será uma forte candidata a redefinir os padrões do segmento trail intermediário.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98










