A Stellantis inaugurou em Osasco (SP) seu primeiro Centro de Desmontagem Veicular Circular AutoPeças, um marco inédito na indústria automotiva da América do Sul. O projeto faz parte da estratégia global de Economia Circular da fabricante e é apenas o segundo centro desse tipo no mundo – o primeiro foi implantado em Turim, na Itália.
Com investimento de R$ 13 milhões, a unidade paulista tem capacidade para desmontar até 8 mil veículos por ano, garantindo a destinação correta de 100% dos materiais. “Desde fluidos como óleos e combustíveis até matérias-primas como aço, alumínio, cobre e outros metais nobres, tudo é reaproveitado”, explica Paulo Solti, vice-presidente de Peças e Serviços da Stellantis para a América do Sul. Além disso, o centro deve gerar 150 novos postos de trabalho na região.
Como funciona o centro em Osasco
A estrutura recebe veículos sinistrados ou em fim de vida útil, adquiridos em leilões. Após a chegada, os automóveis passam por descontaminação e seguem para a linha de desmontagem. Nessa etapa, cada veículo recebe uma “carteira de desmonte” com até 49 grupos de peças, todas identificadas e rastreadas conforme exigências do Detran.
As peças que podem ser reaproveitadas são higienizadas com produtos biodegradáveis e colocadas à venda em canais físicos e digitais. Em Osasco, a comercialização ocorre em uma loja instalada no próprio centro. Já no ambiente online, as peças estão disponíveis no Mercado Livre e, em breve, em um e-commerce exclusivo da Stellantis.
Mercado de reciclagem automotiva no Brasil
Apesar do avanço, o reaproveitamento de peças ainda é um desafio no país. Estima-se que apenas 1,5% dos 2 milhões de veículos que chegam ao fim da vida útil anualmente recebam uma destinação ambientalmente correta. Mesmo assim, o potencial é enorme: o setor pode movimentar até R$ 2 bilhões por ano.
Para Laurence Hansen, vice-presidente sênior global de Economia Circular da Stellantis, o projeto é estratégico:
“Em um mundo cada vez mais impactado pela escassez de matérias-primas, garantir acesso a recursos críticos é um imperativo. Internalizar as operações de desmontagem permite controlar o fluxo de componentes e reduzir desperdícios.”
Economia Circular como estratégia da Stellantis
O novo centro de Osasco complementa o Centro de Recondicionamento de Veículos inaugurado em 2024, em Betim (MG). Lá, a Stellantis recupera veículos inteiros com serviços de pintura, manutenção, troca de peças e certificação.
Segundo Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis América do Sul, o compromisso é ampliar a sustentabilidade no setor:
“A Economia Circular é estratégica para nossos negócios e essencial para impulsionar inovação, sustentabilidade e eficiência em toda a cadeia automotiva.”
Além de reaproveitar veículos, o centro de Betim também capacita jovens aprendizes da comunidade local, reforçando o impacto social e a formação de mão de obra para o mercado.
Com essas iniciativas, a Stellantis fortalece sua presença na América do Sul, contribui para os objetivos globais de descarbonização e consolida sua liderança em práticas de sustentabilidade no setor automotivo.
fonte alpha autos
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