O Renault Duster de terceira geração, desenvolvido a partir do projeto global da Dacia, segue ampliando sua presença internacional. Um dos próximos mercados a receber o SUV será a Índia, onde o lançamento oficial está marcado para 26 de janeiro. No entanto, o modelo indiano será bem diferente daquele que deve chegar ao Brasil.
Imagens recentes divulgadas em um vídeo teaser da Renault no mercado indiano revelam um visual exclusivo, que não segue o mesmo padrão já visto na Turquia e que deve servir de base para a versão brasileira.
Visual indiano aposta em identidade própria
O novo Duster indiano chama atenção por detalhes inéditos no portfólio da Renault. O modelo exibe barras externas e combinação de cores que não aparecem em nenhum outro veículo da marca francesa ou da Dacia.
O conjunto óptico dianteiro também é diferente, com barra de LED posicionada na parte superior dos faróis. Já a grade frontal apresenta barras curvas, rompendo completamente com o atual padrão visual da Renault em outros mercados.
Com tons de verde e amarelo, o SUV aposta em um estilo mais ousado e descolado, reforçando sua proposta aventureira. O para choques traz uma “boca” mais bem delineada, que contribui para um visual robusto.
Lanternas mantêm padrão conhecido
Apesar das mudanças na dianteira e nos detalhes visuais, algumas imagens indicam que as lanternas traseiras devem manter o mesmo desenho já visto em outras versões globais do Novo Duster. Parte da carroceria ainda aparece coberta por adesivos com o logotipo renovado da Renault, ocultando outros elementos do design final.
Brasil terá versão alinhada ao padrão global
Já presente em mercados como a Colômbia, o Novo Renault Duster chegará ao Brasil para substituir o atual SUV de segunda geração, trazendo avanços em tecnologia, espaço interno e conforto.
Diferentemente da Índia, a expectativa é que o modelo brasileiro siga o estilo global apresentado na Turquia, com design mais alinhado à nova identidade visual da marca.
Motores previstos para o Brasil e Índia
Assim como no mercado indiano, o Novo Duster no Brasil deve contar com motores 1.0 Turbo e 1.3 Turbo, com potência variando entre 125 e 163 cavalos. Na Índia, a gama inicial também incluirá o motor diesel 1.5 dCi, opção que não está prevista para o mercado brasileiro.
Hibridização fica para depois
Irmão do Nissan Tekton, o Novo Duster indiano não terá versão híbrida no lançamento. No Brasil, embora os motores sejam flex, a tecnologia híbrida deve chegar apenas nos próximos anos.
A expectativa é que o SUV receba sistemas como MHEV e HEV, acompanhando a estratégia de eletrificação gradual da Renault na América do Sul.
Com propostas visuais distintas para cada mercado, o Novo Duster reforça sua vocação global, adaptando design, motores e tecnologias às preferências regionais, enquanto se prepara para uma nova fase no mercado brasileiro.
Perguntas e respostas rápidas
O novo Duster da Índia será igual ao do Brasil?
Não. O modelo indiano terá design exclusivo.
Quando o Duster estreia na Índia?
Em 26 de janeiro.
O Novo Duster substituirá o modelo atual no Brasil?
Sim, a terceira geração assume o lugar da atual.
Quais motores são esperados no Brasil?
1.0 Turbo e 1.3 Turbo, ambos flex.
O Novo Duster terá versão híbrida no lançamento?
Não. A hibridização deve chegar apenas nos próximos anos.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98










