A Nissan do Brasil celebra em outubro de 2025 seus 25 anos de atividades oficiais no país, consolidando uma trajetória marcada por inovação, produção nacional e investimentos contínuos.
A história da marca começou com a comercialização de veículos importados, como o Pathfinder. Em 2001, iniciou a produção local em parceria com a Renault, em São José dos Pinhais (PR), com destaque para a picape Frontier e o utilitário Xterra. Anos depois, em 2009, a linha foi ampliada com o lançamento do Nissan Livina e suas variantes.
“O Brasil é um mercado importante para a Nissan nas Américas e no mundo. Seguimos com consistência para oferecer produtos e serviços focados em proporcionar a melhor experiência aos clientes brasileiros”, afirmou Gonzalo Ibarzábal, presidente da Nissan do Brasil.
Complexo de Resende: marco da Nissan no país
O grande salto veio em 2011, com o anúncio do Complexo Industrial de Resende (RJ), inaugurado em 2014. A fábrica iniciou suas atividades com os modelos March e Versa, e em 2017 passou a produzir o Nissan Kicks, lançado mundialmente no Brasil durante os Jogos Olímpicos Rio 2016.
Em homenagem ao aniversário, a Nissan incorporou um exemplar do novo Kicks ao espaço “Memória Nissan”, localizado na fábrica de motores em Resende. O carro foi personalizado por funcionários de todas as unidades do país, simbolizando o envolvimento dos mais de 3,2 mil colaboradores da marca, sendo 2,6 mil apenas no complexo fluminense.
Novos investimentos e futuro da Nissan no Brasil
O ciclo de investimentos de 2023 está sendo implementado em 2025, com foco na produção de dois novos SUVs e de um motor turbo. O novo Kicks já chegou às concessionárias, e o segundo SUV será revelado em breve. A expansão também levou à contratação de 400 novos profissionais.
Entre outros marcos, destacam-se o lançamento do Nissan LEAF, primeiro carro 100% elétrico da marca no Brasil, em 2019, além da digitalização de serviços e melhorias no pós-venda, reforçando o compromisso com o consumidor brasileiro.
Perguntas e respostas sobre os 25 anos da Nissan no Brasil
Quando a Nissan começou a operar oficialmente no Brasil?
Em outubro de 2000, com a venda de modelos importados como o Pathfinder.
Qual foi o primeiro carro elétrico da Nissan no Brasil?
O Nissan LEAF, lançado em 2019.
O que é o Complexo de Resende?
É a fábrica inaugurada em 2014 no Rio de Janeiro, responsável por produzir veículos como March, Versa e Kicks.
Quantos colaboradores a Nissan tem no Brasil?
Mais de 3,2 mil profissionais, sendo 2,6 mil atuando no Complexo de Resende.
Quais são os próximos lançamentos da Nissan?
O novo Nissan Kicks já foi lançado, e outro SUV será apresentado em breve, junto a um novo motor turbo.
fonte alpha autos
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98









