
A Fórmula E anunciou oficialmente seu calendário provisório para a temporada 2025/26, que promete ser a maior da história da categoria elétrica. A abertura acontecerá no dia 6 de dezembro de 2025, em São Paulo, marcando o início de uma jornada que contará com 18 etapas em 12 cidades, incluindo estreias inéditas em Madri e Miami.
A divulgação do calendário ocorreu após aprovação do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA, refletindo a estratégia da categoria em ampliar sua presença global e fortalecer sua imagem como referência em mobilidade sustentável e esportes de alta tecnologia.
Segundo Jeff Dodds, CEO da Fórmula E, o novo cronograma “mistura locais icônicos com novos circuitos emocionantes, criando o calendário mais competitivo de todos os tempos”.
Estreias marcantes e circuitos lendários
A cidade americana de Miami estreia no campeonato no dia 31 de janeiro de 2026, após o sucesso do evento EVO Sessions realizado em março. Já Madri volta a sediar uma prova de automobilismo mundial após 37 anos, com corrida agendada para 21 de março, no tradicional circuito de Jarama.
A logística da temporada foi cuidadosamente planejada para reduzir as emissões de CO₂, agrupando as corridas por continentes — uma das iniciativas sustentáveis da Fórmula E.
Rodadas duplas e encerramento em Londres
Entre os destaques do calendário estão as corridas noturnas em Jeddah, na Arábia Saudita, e o retorno de Mônaco com duas etapas consecutivas no mês de maio. Berlim, Xangai e Tóquio seguem firmes no calendário com suas rodadas duplas.
A temporada termina em Londres, nos dias 15 e 16 de agosto de 2026, no centro de exposições Excel, encerrando oficialmente a era dos carros GEN3 Evo.
Duas datas seguem com locais indefinidos, marcadas para maio e junho. A versão final do calendário será divulgada ainda este ano pela FIA e pela organização da Fórmula E.
Expansão com propósito
O cofundador da Fórmula E, Alberto Longo, destacou que a temporada 12 vai “aumentar a diversidade do que os fãs podem esperar, sem perder a essência da categoria”. Já Marek Nawarecki, representante da FIA, afirmou que o novo calendário “é uma vitrine global para demonstrar a Fórmula E em sua melhor forma”.
fonte alpha autos
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