Automóvel
7 tendências da indústria automobilística para 2025

Em continuidade a uma série de mudanças ocorridas nos últimos anos, 2025 tem tudo para aprofundar as transformações na indústria automobilística mundial, sendo que alguns aspectos terão impacto ainda mais profundos no Brasil em função do cenário macroeconômico com o qual o país está encerrando o mês de dezembro. Para auxiliar tanto o ecossistema corporativo que movimenta o setor quanto o próprio consumidor a se prepararem para essa nova temporada, a MegaDealer, que acompanha mensalmente o desempenho do mercado por meio do Estudo Performance de Veículos Usados (PVU), realizado com base nos dados da plataforma Auto Avaliar, desenvolveu o guia ‘Sete Tendências da Indústria Automobilística no Brasil para 2025’.
De acordo com o CEO da Auto Avaliar, J.R. Caporal, apesar dos obstáculos particularmente desafiadores na esfera macroeconômica, a dinâmica do desenvolvimento tecnológico e dos modelos de negócios também oferecerá oportunidades significativas de expansão em todos os sentidos durante os próximos 12 meses. “O Guia com as sete tendências é um sobrevoo pelos principais caminhos que o setor percorrerá em 2025. A partir desta visão panorâmica, as empresas e as pessoas podem calibrar melhor a direção e a velocidade de suas decisões”, afirma.
Segundo o mapeamento, as sete tendências são as seguintes:
- Aumento no custo do crédito: Em função da depreciação no cenário econômico local e aumento das taxas de juros, esse fator representará um desafio para expansão das vendas.
- Crescimento das vendas dos veículos elétricos e híbridos novos: Como consequência dos primeiros carros sendo produzidos em fábricas no território brasileiro com destaque para as marcas chinesas que entregaram tecnologia e design que agradaram ao consumidor brasileiro.
- Concentração e fortalecimento dos grupos de concessionárias: Essas instituições estão se tornando cada vez mais competitivas no Brasil e já apresentam a possibilidade de abertura de capital na Bolsa de Valores.
- Pressão por aumento de preços nos carros 0km: Será um efeito da alta do dólar que atinge componentes importados nos veículos e operações logísticas. Da mesma forma, os carros usados serão impactados e terão aumento do ticket médio de venda e de preços.
- As redes de concessionárias e lojistas permanecerão com alta rentabilidade em carros usados: Veremos também um crescimento acentuado do volume de carros eletrificados usados, uma vez que os primeiros clientes estarão completando o ciclo de troca após dois anos de uso.
- Continuidade do processo de fusões e aquisições entre as montadoras num âmbito global: Neste sentido, temos como exemplos Honda e Nissan, Stellantis, Tata e JLR, entre outras. Este movimento provocará transformações no mercado nacional.
- Aumento da satisfação do consumidor com a experiência de compra do veículo: Este sentimento será transmitido através da modernização e melhoria de processos, da utilização de diversos canais de venda (omnichannel) e principalmente das plataformas digitais de e-commerce.
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