• Início
  • Web Stories
  • Notícias
    • Hortolândia
    • Nossa Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Policial
    • Automóvel
    • Esportes
    • Cursos
  • Seções
    • Coluna
    • Culinária
    • Economia
    • Saúde & Beleza
    • Outros
    • Anúncios
  • Cultura & Lazer
    • Eventos
    • Passeios e Viagens
    • TV, Cinema e Teatro
  • Empregos
    • Vagas de emprego
  • Rodeio 2026
terça-feira, agosto 11, 2026
Portal Hortolândia
  • Início
  • Web Stories
  • Notícias
    • Hortolândia
    • Nossa Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Policial
    • Automóvel
    • Esportes
    • Cursos
  • Seções
    • Coluna
    • Culinária
    • Economia
    • Saúde & Beleza
    • Outros
    • Anúncios
  • Cultura & Lazer
    • Eventos
    • Passeios e Viagens
    • TV, Cinema e Teatro
  • Empregos
    • Vagas de emprego
  • Rodeio 2026
No Result
View All Result
  • Início
  • Web Stories
  • Notícias
    • Hortolândia
    • Nossa Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Policial
    • Automóvel
    • Esportes
    • Cursos
  • Seções
    • Coluna
    • Culinária
    • Economia
    • Saúde & Beleza
    • Outros
    • Anúncios
  • Cultura & Lazer
    • Eventos
    • Passeios e Viagens
    • TV, Cinema e Teatro
  • Empregos
    • Vagas de emprego
  • Rodeio 2026
No Result
View All Result
Portal Hortolândia
No Result
View All Result

Prefeitura prepara UPAs para atendimento durante reforma do hospital

Prefeitura by Prefeitura
02/08/2019
in Hortolândia
Dia das Mães

Obras de reestruturação do Hospital Mário Covas estão previstas para começar em outubro

A Prefeitura de Hortolândia começou os procedimentos que visam preparar o atendimento às pessoas que busquem o pronto socorro do Hospital Municipal Mario Covas, durante o período de reforma da unidade de saúde. A ação de recuperação e ampliação de toda a estrutura física do hospital está prevista para começar nos próximos meses. Entre as medidas que serão planejadas e organizadas de modo a garantir o atendimento, está o fortalecimento das UPAs-24h (Unidades de Pronto Atendimento) para absorver parte da demanda de pacientes que utilizam o hospital.

O prefeito Angelo Perugini visitou as três UPAs-24h (Unidades de Pronto Atendimento), localizadas no Jd. Rosolen, Jd. Nova Hortolândia e Jd. Amanda para avaliar quais são as adequações de estrutura e equipamentos que as unidades precisam para garantir atendimento à população durante o período de reforma do Hospital, prevista para começar em outubro. A reestruturação do hospital é uma das ações do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) na área da Saúde. Durante as obras, as UPAs intensificarão os atendimentos às urgências e emergências.

“Precisamos verificar quais são as necessidades de cada uma das UPAs para que elas passem por adequação de estrutura, equipamentose otimização de espaços e salas. Com isso, essas unidades atenderão com dignidade e qualidade os pacientes quando começar a reforma do Hospital Mário Covas. Estruturar a rede para o período de obras no Hospital Mário Covas é prioridade. Avançar para um acolhimento mais ágil e humanizado é o grande objetivo”, destacou o prefeito.

A secretária de Saúde, Odete Carmem Gialdi, estima que as três UPAs terão aumento de 20% no número de atendimentos que serão redirecionados do hospital durante o período da reforma. “Com as adequações, as três unidades terão capacidade para garantir atendimento aos moradores. É importante que a população entenda que é necessário fazer o redirecionamento dos atendimentos para as UPAs por questões de segurança e higiene, uma vez que o hospital estará em reforma”, ressaltou a secretária.

Odete informa que o planejamento prevê que o pronto atendimento clínico do hospital deverá ser redirecionado para as UPAs. O Hospital continuará recebendo os pacientes referenciados das UPAs e pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). As internações e a maternidade também serão mantidas em funcionamento mesmo com as obras.  “Contudo, a população deve ficar tranquila pois todos os passos serão divulgados e a Prefeitura garantirá o atendimento às urgências”, observa.

REFORMA

O início da reforma do Hospital Mario Covas está prevista para outubro. Serão investidos R$ 12,5 milhões na reestruturação do hospital, que incluirá intervenções desde a fachada até as instalações internas, ação que garantirá a ampliação de 62 para 100 leitos, incluindo 10 vagas de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto.

Entre os novos serviços que serão oferecidos está o exame de tomografia, medida que colaborará para agilizar o diagnóstico dos pacientes. Com isso, o hospital terá uma mudança de perfil e passa a ser considerado de média complexidade, com maior capacidade de resolutividade, uma vez que pacientes que antes precisavam ser transferidos para outros hospitais da região serão atendidos em Hortolândia.

A reforma será planejada e feita em etapas para possibilitar o funcionamento do hospital mas com fluxos contidos e restritos. Esta será a primeira grande reforma no Hospital Municipal, construído há 15 anos para atender uma população estimada em 160 mil habitantes, na época. De acordo com o prefeito Angelo Perugini, está será a obra mais importante da Administração Municipal.

PIC

A reforma e ampliação do Hospital Municipal, assim como a reestruturação do sistema de saúde na cidade, fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), conjunto de mais de 100 obras e serviços, com objetivo de promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As ações do PIC são realizadas pela Prefeitura por meio de parcerias com a iniciativa privada, governos estadual e federal.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Previous Post

Peneira da Prefeitura seleciona atletas para o time de vôlei feminino

Next Post

Futebol amador definirá classificados para a fase final da elite

Related Posts

Antigo terminal
Hortolândia

Antigo terminal de Hortolândia começa a virar base para ônibus elétricos

Vandalismo no Jardim Amanda
Hortolândia

Vandalismo no Jardim Amanda, em Hortolândia, danifica iluminação e PEV

Novo Proemph
Hortolândia

Novo Proemph muda regras para empresas que querem se instalar em Hortolândia

doses contra a gripe
Hortolândia

Hortolândia aplica mais de 56 mil doses contra a gripe: veja onde vacinar

Novas regras de segurança de piscinas
Hortolândia

Novas regras de segurança de piscinas em Hortolândia: conheça a Lei Manuela

Feira Noturna com entrada gratuita
Hortolândia

Feira Noturna com entrada gratuita acontece amanhã (12) com artesanato e música em cidade da região

Next Post

Futebol amador definirá classificados para a fase final da elite

Graus Desentupidora e Manutenção Graus Desentupidora e Manutenção
Feira Noturna do Lago da Fé Feira Noturna do Lago da Fé
Festa Nordestina Hortolândia Festa Nordestina Hortolândia
CineSystem Hortolândia Cinema em Hortolândia
RMC Urgente Notícias de Campinas
Notícia Sumaré Notícia Sumaré

Posts recentes

  • Mudanças no Uso de Veículos Durante a Campanha de 2026
  • Honda X-ADV 2027: A Evolução da Scooter Big-Trail
  • Prefeitura de Campinas abre seleção para chefes de setor da Defesa Civil
  • Antigo terminal de Hortolândia começa a virar base para ônibus elétricos
  • Chery Internacional Lança Robôs no Brasil com AiMOGA
No Result
View All Result
  • Início
  • Web Stories
  • Notícias
    • Hortolândia
    • Nossa Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Policial
    • Automóvel
    • Esportes
    • Cursos
  • Seções
    • Coluna
    • Culinária
    • Economia
    • Saúde & Beleza
    • Outros
    • Anúncios
  • Cultura & Lazer
    • Eventos
    • Passeios e Viagens
    • TV, Cinema e Teatro
  • Empregos
    • Vagas de emprego
  • Rodeio 2026

Portal Hortolândia