Hortolândia

Parque Irmã Dorothy Stang ganha identificação de 140 espécies de árvores com QR Code

Quem visita o Parque Irmã Dorothy Stang, em Hortolândia, agora pode conhecer mais sobre a vegetação do local de forma simples e interativa. A Prefeitura implantou placas com QR Codes em 140 espécies de árvores, permitindo que moradores e estudantes acessem informações sobre cada planta diretamente pelo celular ou tablet.

A novidade foi apresentada oficialmente nesta quinta-feira (2), durante uma atividade de educação ambiental que reuniu cerca de 60 alunos dos 4º e 5º anos da Emeb Josias Macedo da Silva, escola localizada ao lado do parque.

Tecnologia aproxima visitantes da natureza

Cada árvore catalogada recebeu uma placa de identificação com QR Code. Ao apontar a câmera do celular para o código, o visitante é direcionado a uma página com informações sobre a espécie, tornando a visita mais educativa e estimulando o conhecimento sobre a flora presente no parque.

O projeto integra as ações de educação ambiental desenvolvidas pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Climáticos e utiliza recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente.

Durante a atividade, os estudantes percorreram as trilhas acompanhados por técnicos ambientais, aprendendo sobre as características das árvores e a importância da preservação da vegetação urbana.

Educação ambiental desde a infância

Após a caminhada, os alunos participaram de atividades no Nicho Educativo do parque, onde conheceram o projeto “Pedacinho de Chão”, que ensina conceitos de compostagem e reaproveitamento de resíduos orgânicos.

A iniciativa apresenta, de forma prática, o funcionamento de uma composteira por meio de três compartimentos identificados por cores:

  • Verde: recebe resíduos orgânicos;
  • Amarelo: fase de decomposição e maturação do composto;
  • Vermelho: armazenamento do chorume, líquido que pode ser utilizado como fertilizante após diluição.

A atividade faz parte das ações previstas no Plano Municipal da Primeira Infância e busca incentivar hábitos sustentáveis desde os primeiros anos escolares.

Parque Irmã Dorothy Stang reúne lazer e aprendizado

Além da lagoa, das trilhas e das áreas verdes, o Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang amplia sua função como espaço de educação ambiental.

Com a identificação das espécies arbóreas, o local passa a oferecer uma experiência mais completa para visitantes, estudantes, pesquisadores e moradores interessados em conhecer a biodiversidade existente

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Oliveira

Sou Eder Oliveira, jornalista formado e escrevo para o Portal Hortolândia há mais de 5 anos, com foco regional. Apaixonado por Cinema, mantenho o blog "Cinema e series", no qual falo das novidades do nicho.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo