Hortolândia irá revitalizar o Centro Histórico, localizado no entorno do Museu Municipal Estação Jacuba, na Vila São Francisco. O edital para contratação da primeira etapa da obra deve ser publicado na próxima semana. A fase inicial prevê a construção de um centro de eventos com capacidade para até 2 mil pessoas, em um investimento superior a R$ 1,7 milhão.
Projeto para revitalizar o Centro Histórico será executado em três etapas
Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, a revitalização foi dividida em três fases para transformar a área em um espaço voltado à preservação histórica e à realização de atividades culturais.
A primeira etapa contempla a construção de um centro de eventos coberto na área externa do Museu Estação Jacuba. A expectativa é que a obra comece ainda neste ano, com prazo estimado de seis meses para conclusão.
Palco e revitalização urbana fazem parte das próximas fases
Após a conclusão da estrutura principal, o projeto seguirá para a segunda etapa, que prevê a construção do palco e dos camarins destinados às apresentações culturais.
Na terceira e última fase será realizada a revitalização urbanística do entorno do museu, com intervenções voltadas à requalificação do Centro Histórico. De acordo com a Secretaria de Cultura, a execução completa do projeto deve ocorrer ao longo de cerca de dois anos.
Área reúne parte da memória da cidade
O Museu Municipal Estação Jacuba ocupa um dos espaços mais simbólicos da história de Hortolândia. Instalado na antiga estação ferroviária que contribuiu para o desenvolvimento da região, o local preserva parte da memória do município por meio de exposições, acervo histórico e atividades culturais.
A proposta de revitalização busca ampliar o uso do espaço, permitindo a realização de shows, apresentações artísticas, feiras, festivais e outros eventos públicos em uma estrutura permanente.
Além de criar um novo equipamento cultural, o projeto pretende incentivar a ocupação do Centro Histórico pela população, fortalecendo o turismo cultural e valorizando um dos principais patrimônios históricos da cidade.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98









