Esta é uma discussão antiga, mas volto a defender que Andy Serkis merece uma indicação ao Oscar. Há uma evolução enorme em sua interpretação como César e Planeta dos Macacos – A Guerra é a cereja deste bolo saboroso e bem recheado. Há conflitos internos que emocionam e uma busca por redenção muito palpável e sem os costumeiros maniqueísmo hollywoodianos.
Matt Reeves é um diretor que além de filmar cenas de conflitos que tiram o fôlego, nunca esquece da importância do desenvolvimento dos personagens primários e secundários. Além disso, A Guerra trás uma crítica social das mais devastadoras e inverte os valores, pois os ‘animais’ acabam se tornando mais racionais que os seres humanos – mesmo que também tenham seus momentos de perda de controle.
Os fãs poderão ficar tranquilos, pois Maurice e Bad Ape, fiéis escudeiros de César estão lá, assim como os impagáveis Rocket e seu humor trágico e a humana vivida pela excelente Amiah Miller. O antagonista é vivido por Woody Harrelson e mesmo lembrando Marlon Brando em Apocalipse Now, surpreende por entregar uma loucura que bate de frente com a sede de vingança de César.
Diferentemente da saga Transformers, por exemplo, que utilizam duas horas de duração para fazer mais do mesmo, em Planeta dos Macacos – A Guerra, o espectador não verá o tempo passar. Tudo é colocado ali com um propósito. E além do diretor, devemos exaltar a presença de Michael Giacchino, responsável pela trilha sonora retumbante.
Assim como o já citado Apocalipse Now, vemos referências também a obras como 2001 – Uma Odisséia no Espaço, a obra original estrelado por Charlton Heston de 1968 e A Ponte do Rio Kwai. Mas Planeta dos Macacos – A Guerra também se sobressai pela coragem de finalizar a trilogia no momento certo, mostrando que mesmo nas piores crises, ainda podemos ter esperança de encontrarmos um local melhor para viver.
Assista em Hortolândia no CineSystem
Por Éder de Oliveira
Jornalista e criador do site www.cinemaepipoca.com.br
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98