Conheci o talentoso Jean Dujardin por conta de O Artista e, desde então, seus filmes passam, quase sempre, despercebidos por aqui. Mas se você também admira o ator e é fã de comédias francesas, vá sem medo conferir O Retorno do Herói. Preferi não ler nenhuma sinopse ou trailer e isso valeu a pena! A direção de Laurent Tirard é espertíssima, utiliza boa parte dos clichês a seu favor e ainda conta com a hipnotizante Mélanie Laurent como uma mulher perspicaz e a frente do seu tempo.
É verdade que o ritmo é extremamente apressado no primeiro ato, e o espectador poderá ficar um tanto incomodado com isso. Mas consegue dosar melhor este equilíbrio no decorrer dos 90 minutos, transformando não só Elisabeth, mas também o Capitão Neuville, em pilares fundamentais para a narrativa – aliás, quando eles saem de cena o ritmo decai vertiginosamente.
O cuidado com a reconstrução de época, os figurinos luxuosos e as locações são impressionantes, além de uma fotografia com muitos tons de verde e vermelho, que acabam saltando aos olhos. Não se assuste com os diálogos e gestos propositadamente exagerados, isso é parte fundamental da trama e um ponto positivo por aqui, sem contar os risos com o humor situacional que chegam sem grandes esforços.
O Retorno do Herói tem uma heroína que cria um príncipe encantado para sua irmã e depois o destrona deste posto, ou seja, há uma forte presença e uma discussão, mesmo que pouco aprofundada, na questão do poder feminino numa sociedade burocrática e machista. Que venham outros filmes de Dujardin por aqui!
Por Éder de Oliveira
Jornalista e criador do site www.cinemaepipoca.com.br
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98