O que O Monge à Prova de Balas, Os Mercenários e este Megatubarão tem em comum? Eles são exemplos de filmes tão canastrões e sem noção, que dão a volta e ficam bons! E este último, além de contar com as cenas mais surreais e mentirosas do ano, como Statham sendo puxado pelo barco e prendendo a respiração por longos minutos, ainda tem a seu favor o carisma do protagonista, que ao lado de Dwayne Johnson, conseguem a proeza de levarem os espectadores aos cinemas com seus nomes no cartaz.
O responsável pela obra foi Jon Turteltaub, acostumado com o gênero desde 3 Ninjas e A Lenda do Tesouro Perdido e que entende que rir de si mesmo é o melhor remédio. Obviamente os clichê pulam no seu rosto sem grandes cerimônias nos pouco mais de 100 minutos de projeção, que poderiam ser diminuídos para 90, com tranquilidade. Os diálogos não se salvam e todos eles parecem ter sido escritos por uma criança de cinco
anos de idade.
Mas quem vai para as sessões de um filme como este quer mesmo é ver a ação e as cenas de explosão, correto? E até certo ponto elas agradam, principalmente porque equilibram bem a violência e o suspense, nunca deixando de reverenciar o clássico Tubarão de Steven Spielberg. Só que há um detalhe importante: Megatubarão foi orçado em cerca de 130 milhões de dólares, mas existem cenas tão mal finalizadas em CGi que, em certos momentos isso tirou minha imersão.
Você vai saber tudo o que irá ocorrer nas cenas antecipadamente, já conhece a história do homem amargurado pelo passado e também perceberá que existe espaço para a vilania das megacorporações que só visam o lucro. Mas mesmo assim, os fãs do gênero irão conferir e se divertirão como eu me diverti. Portanto, é um filme de nicho específico, com Jason Statham como super herói que nunca se afoga e coadjuvantes desnecessários. Como disse no subtítulo da postagem, é tão ruim que dá a volta e fica bom!
Assista em Hortolândia no CineSystem
Por Éder de Oliveira
Jornalista e criador do site www.cinemaepipoca.com.br
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98