Um desmoronamento, em cinco de agosto de 2010, lacrou a única entrada e saída da mina de San José, Capiapó no Chile, aprisionando 33 trabalhadores a quase 700 metros de profundidade. As operações de resgate começaram no dia seguinte, tendo sido criado um canal de ventilação para a possibilidade, ainda que remota, de poderem existir sobreviventes.
Com muitos esforços das equipas de resgate, só após 17 dias do incidente é que os homens foram localizados com vida, renovando a esperança e o vigor de todos os intervenientes. Este filme retrata a tragédia por eles vivida debaixo de terra, o drama das famílias que esperavam ansiosamente por notícias e, finalmente, o empenho das equipas de salvamento, que tudo fizeram para encontrar uma forma de os manter vivos até ao momento em que fosse possível a sua retirada. Isso aconteceria às 23h55 (hora local) do dia 12 de Outubro, 69 dias depois do desabamento, quando foi finalmente iniciado o processo de retirada de cada um dos mineiros através de uma cápsula construída para o efeito. A sua extraordinária história de sobrevivência e companheirismo comoveu milhões em todo o mundo…
Um filme sobre resiliência, coragem e solidariedade que adapta o livro “Na Escuridão”, de Hector Tobar. A realização fica a cargo da mexicana Patricia Riggen (“A Mesma Lua”, “Adulta à Força”). O elenco inclui Antonio Banderas, Rodrigo Santoro, Juliette Binoche, James Brolin e Juan Pablo Raba.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98