A história da Pixar não mente, ela já nos deu inúmeras obras primas como Toy Story, Monstros S.A., Procurando Nemo, Ratatouille, Wall-E e Divertida Mente, só para citar alguns. E Carros? Bom, a aventura de Relâmpago McQueen e companhia sempre deixou a desejar e parecia interessada apenas em lucrar com seus produtos. Até por isso, quando vi o anúncio de Carros 3 não fiquei empolgado. Foi só no momento em que o trailer foi disponibilizado que notei algo diferente, ou seja, era uma aposta e uma coragem nunca vista pelo estúdio em relação às suas aventuras automobilísticas.
O projeto é o primeiro dirigido por Brian Free, responsável pelos storyboards de outros filmes do estúdio, e parece ter aprendido muito com a saga de Rocky Balboa, pois inúmeras lições de vida foram transpostas de maneira muito coerente para cá. Além de flertar com a perspectiva do envelhecimento e também das perdas de amigos e parentes próximos, há a dura escolha de um atleta profissional: a hora de se aposentar daquilo que ama fazer. E as piadinhas sobre a idade do protagonista são um dos pontos altos por aqui.
A questão estética também teve um avanço impressionante e além dos detalhamento dos cenários, sombreamento e do design dos carros – a cena do acidente é, sem sombra de dúvidas, de encher os olhos -, há uma trilha sonora que vai deixar o espectador arrepiado. Homenagens a Paul Newman (falecido em 2008) e seu personagem Doc Hudson só confirmam que estamos diante de uma obra do estúdio e a adição de personagens extremamente carismáticos, como é o caso da treinadora Cruz Ramirez.
O segundo ato e a cena dos carros de demolição não tem grande função e o pós acidente de McQueen poderia ter sido melhor detalhado. Passado isso, chegamos a um desfecho onde a palavra de ordem é acreditar naquilo que te faz feliz e correr atrás dos seus sonhos, mesmo que haja alguém como Jackson Storm na sua cola. Carros 3 merece o selo Pixar com todo o louvor e não fique surpreso se ganhar alguma indicação ao Oscar do ano que vem!
Assista em Hortolândia no CineSystem
Por Éder de Oliveira
Jornalista e criador do site www.cinemaepipoca.com.br
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98