A Disney achou outra mina de ouro? Os números, por enquanto, mostram que sim, pois ‘Cinderela’, ‘Malévola’ e ‘Mogli’ arrecadaram juntos mais de 2 bilhões de dólares, ou seja, preparem-se pois muitas adaptações em live action das animações da empresa chegarão aos cinemas nos próximos anos. Mas antes de ‘Pinóquio’, ‘Aladdin’ e companhia, ‘A Bela e a Fera’ vem arrebatando corações no mundo todo.
Bill Condon (que trabalhou no musical ‘Dreamgirls’) está na cadeira de direção, mas nenhum efeito especial seria válido, se não houvesse uma protagonista que tivesse talento e carisma na medida certa. Portanto, Emma Watson foi a melhor escolha que poderiam fazer, provando a cada dia não ser atriz de apenas um papel, sem contar a leveza dos coadjuvantes como Luke Evans, Josh Gad, Ian McKellen e Ewan McGregor, todos apaixonantes.
O tratamento dado à fotografia e o uso correto de luz e sombra, cenários, maquiagem e figurino são um glamour – assim como era no desenho animado. Os objetos animados criam momentos interessantes e engraçados e talvez sejam o alívio cômico mais agradável, até porque o espectador torce por eles do início ao fim.
Se o foco em Bella é acertado, não podemos dizer o mesmo da Fera, interpretado por Dan Stevens, até porque a computação gráfica presentes ali fica aquém de personagens como Cesar de ‘Planeta dos Macacos’, por exemplo. Há ainda um inchaço no corte final (para que duas horas de filme?), com um segundo ato um tanto desgastante e com inúmeras cenas que não levam a lugar nenhum.
Com tudo, ‘A Bela e a Fera’ é perfeito para o fã, perfeito para os pequenos, perfeito para mulheres e homens, ou seja, é a Disney provando pela enésima vez que entende o público que tem e o quanto pode lucrar com eles. Talvez esta transposição pudesse ousar e dar coisas novas para o espectador? Sim. Mas aquele velho ditado: “em time que está ganhando, não se mexe”, funciona muito bem aqui.
Por Éder de Oliveira
Jornalista e criador do site www.cinemaepipoca.com.br
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98