21 de junho de 2024
Passeios e Viagens

Melhores cidades do Nordeste para curtir o São João

Caruaru

O mês de junho começou com muita animação em várias cidades do Brasil. Afinal, esta é uma das temporadas favoritas dos brasileiros: as festas de São João, quermesses e festas juninas já estão acontecendo em todo o país.

É o momento de saborear muito milho e seus deliciosos derivados, tirar as botas e peças xadrez do armário e, para os mais animados, investir em um penteado e maquiagem típicos da época. Não pode faltar uma rodada acirrada de bingo, um vinho quente ou um quentão para aquecer o coração, e uma boa quadrilha para viver uma experiência completa.

Para os apreciadores de uma boa festa de São João, a Civitatis, site de atividades em português em destinos do mundo todo, fez uma seleção com as melhores cidades do Nordeste para curtir as festividades. Essas cidades oferecem uma experiência única e autêntica do São João, com uma rica mistura de música, dança, comida e tradições culturais. Confira a lista:
 
1. Campina Grande, Paraíba

Conhecida como a “Capital do Maior São João do Mundo”, Campina Grande oferece uma festa épica que dura todo o mês de junho. A cidade atrai milhares de turistas e foliões que se divertem com shows de grandes artistas, apresentações de quadrilha, comidas típicas e muito mais. O epicentro das festividades é o Parque do Povo, mas diversos outros eventos ocorrem por toda a cidade. 
 
2. Caruaru, Pernambuco

Rival de Campina Grande, Caruaru é conhecida como a “Capital do Forró” e oferece uma festa junina autêntica e tradicional. As festividades são divididas em diversos polos e palcos espalhados pela cidade, incluindo o famoso evento de comidas gigantes. O Pátio de Eventos Luiz Gonzaga é o principal palco, onde ocorrem apresentações de bandas de forró, quadrilhas e feiras de artesanato.
 ‍    
 3. Mossoró, Rio Grande do Norte
 

A festa de Mossoró, conhecida como “Mossoró Cidade Junina”, é um dos maiores eventos do gênero no estado. Um dos destaques é o “Chuva de Bala no País de Mossoró”, um espetáculo teatral ao ar livre que narra a história de resistência do povo de Mossoró contra o bando de Lampião. Além disso, shows e apresentações de quadrilhas acontecem anualmente no Corredor Cultural da cidade.

4. Aracaju, Sergipe

A capital sergipana organiza o Forró Caju, uma das festas juninas mais populares do Nordeste. Os shows e a festa principal ocorrem nos dois palcos montados na Praça dos Mercados Centrais, apresentando grandes atrações de forró, sertanejo e bandas locais. Além disso, o evento inclui diversas atividades espalhadas pela cidade, como o Forró nos Bairros e o Circular Junino, que conta com trio pé de serra e apresentações de quadrilhas juninas.
 ‍    
 5. Salvador, Bahia

Além de ser famosa pelo Carnaval, Salvador também possui uma celebração junina marcante. A cidade oferece uma programação repleta de eventos em dois locais principais: o Centro Histórico e o Parque de Exposições. Celebrar o São João no Pelourinho é uma experiência única que encanta todos os fãs da festividade, com sua atmosfera vibrante e autêntica.
 ‍    
 6. São Luís, Maranhão
 

São Luís celebra o São João com um toque único, integrando o Bumba Meu Boi às festividades. O Arraial do Ipem e o Arraial da Praça Maria Aragão são os principais pontos de encontro, oferecendo apresentações folclóricas e musicais. No total, mais de 10 arraiais acontecem em diferentes regiões da cidade.
 ‍    
 7. Recife, Pernambuco

Recife tem uma rica tradição junina, com muitas festas espalhadas pela cidade e centenas de apresentações culturais ao longo de junho. O São João de Recife inclui eventos no Sítio da Trindade e no Centro Histórico, com quadrilhas e shows de forró. As festividades também apresentam concursos de quadrilhas, procissões dedicadas aos santos juninos e cortejos de sanfoneiros.
 ‍    
Sobre a Civitatis

A Civitatis é a principal plataforma online de visitas guiadas, excursões e atividades em português nos principais destinos do mundo, com mais de 90.000 atividades em 3.800 destinos de 160 países.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98