Connect with us

Passeios e Viagens

Dia Mundial do Café – Socorro: de tour na plantação ao cafezinho na xícara

cafe

No Dia Mundial do Café, comemorado em 14 de abril, que tal unir café e turismo?  A Estância Hidromineral de Socorro – cidade turística localizada no Circuito das Águas Paulista e referência em aventura e ecoturismo – é o lugar ideal para esta conexão. Entre uma diversão e outra e lindas paisagens, a cidade oferece visitação no cafezal, café em pó, café em grãos, drinques, bebidas e o tradicional, tudo com muita história e cultura.

A dica é começar pelas plantações. A Fazenda 7 Senhoras Speciality Coffee, com mais de 100 anos de história, tem o Coffee Tour. São 365 hectares, 55 cultivados com mudas de café dos tipos Catuaí vermelho, Catuaí amarelo, Mundo Novo e Bourbon amarelo. Lá, o visitante conhece todas as etapas do processo de produção de um café especial, da planta até a xícara. Passa pela plantação, manejo de colheita, pós-colheita, centro de beneficiamento, classificação e torra. Para finalizar, o barista extrai o mesmo café em três métodos de preparo. A visitação dura cerca de 1h30. É necessário agendar com antecedência pelo site.

Anuncio

Preocupados com o meio ambiente, entre outras coisas, as cápsulas dos quatro tipos do café 7 Senhoras são biodegradáveis. Orgulham-se de, por duas vezes, serem primeiro lugar no concurso de cafés, do Circuito das Águas Paulista – em 2015 e 2016 – na modalidade cereja descascado. Os cafés estão à venda na própria fazenda, no site e em vários locais da cidade.

Outro lugar para conhecer todo o processo é o passeio guiado “do cafezal ao cafezinho”, dos Hotéis Fazenda Campo dos Sonhos e Parque dos Sonhos. São 40.000 pés de café que podem resultar em 50 toneladas/ ano dos cafés Catuaí Amarelo, Vermelho, Bourbon, Mundo Novo (Brasil). A torra é apenas com o café de qualidade, ou seja, o arábica. O Café do Campo em pó, em grão e em cápsulas (compatíveis com sistema Nespresso) é comercializado nas unidades da Rede dos Sonhos. Mas, enviam pelo correio. Com foco na sustentabilidade, a plantação é feita toda em curva de nível para manter a umidade do solo e diminuir a erosão.

Advertisement

No Sabores do Currupira são mais de 47 anos de dedicação, do plantio ao produto final. Tudo de forma artesanal e familiar e com a preservação da área de plantação – cerca de 2 hectares -, por meio do projeto agrofloresta, que promove a agricultura e a conservação das matas. Entre outras ações, não usam agrotóxicos. A propriedade rural – com capacidade de produção de 2 toneladas de café seco por ano – manufatura os cafés Mundo Novo e Catuaí amarelo e vermelho. E o processo produtivo é o arábica. São vendidos em pó ou em grãos no sítio e no quiosque próprio que fica no Horto Florestal; em ambos também é possível tomar o café coado na hora. Do café também fazem geleia, um sucesso entre os turistas, e uma cachaça.

Já no Rancho Pompéia, o café in natura de uma fazenda localizada no bairro Serrote, ganha personalidade com a torra artesanal (com Cadastro Estadual de Vigilância Sanitária), processamento e empacotamento. O café vendido na propriedade rural é moído na hora, mas também é comercializado em grãos. Ambos podem ser enviados pelos correios. No “café caipira”, entre os 20 itens, também é servido o bolo de café. É preciso agendar com antecedência.

O Serrote é um bairro com condições climáticas, solo e altitude que favorecem a produção de café de excelência. O café no Villa Empório também é de lá, de uma propriedade com mais de 100 anos de história e já na terceira geração da família. A plantação nos 20 hectares produz em torno de 2000 sacas anuais nas variedades Mundo Novo e Catuaí. Vendem o café em grão, em pó e também o Café da Roça, preparado no coador de pano, na hora e coado pelo próprio cliente. Mas, também tem o Macchiato, Capuccino, Café Gelado, entre outros.

Para beber

Advertisement

O café brasileiro ocupa lugar de destaque entre os melhores cafés do mundo e mistura-lo ao leite é um dos maiores costumes no Brasil. O Rock & Soul Music Bar adicionou a esta mistura outra bebida brasileira tradicional: a cachaça. Batizado de “Café brasileiro”, é servido gelado em uma bela taça com fundo de doce de leite, para que o cliente adoce a bebida a gosto.

Já o Empório Caipira oferece cafés especiais, frappês e milk shake, com a bebida, por exemplo.

Trilha Café trabalha exclusivamente com o café da Fazenda 7 Senhoras. Do simples café puro coado e expresso a bebidas com acompanhamento, são cerca de 20 opções. Destaque para o Cappuccino gelado com café, leite e chocolate 50% cacau e o Frappé com sorvete de leite, que pode acompanhar Nutella, Ovomaltine ou doce de leite argentino.

A cesta para piquenique do Parque Vale das Pedras, montada com produtos artesanais da cidade, também tem o café da Fazenda 7 Senhoras. Já no Chalés Santa Catarina o mesmo produto está no café da manhã, servido na varanda e degustado enquanto se aprecia uma bela paisagem.         

Advertisement

Chegada do café no Circuito das Águas Paulista

O café chegou à região de Campinas por volta de 1835. Encontrou excepcionais condições de clima e solo, além de uma condição socioeconômica em transformação, e atingiu as montanhas e vales do Circuito das Águas Paulista.

Com o fim da escravidão, o sistema de produção mudou muito e começam a desembarcar nas fazendas da região imigrantes do Norte da Itália, além de espanhóis, árabes e outras nacionalidades que buscavam oportunidades no Brasil e que foram acolhidos nessa região.

Em 1887, o imperador Dom Pedro II fundou o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), que, até hoje, dá sustentação técnica à evolução do processo tecnológico do café para todas as regiões produtoras do Brasil.

Advertisement

Neste contexto socioeconômico, constituiu-se as bases para que a região do Circuito das Águas Paulista se consolidasse como uma região histórica de produção de cafés especiais.

As lavouras situam-se nas ramificações da Serra da Mantiqueira entre 850 a 1350 m de altitude, com clima ameno de montanha.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Passeios e Viagens

Turismo no outono para curtir dias ensolarados e noites mais frias na Serra da Mantiqueira

Gruta do Anjo

Cada estação determina um tipo de destino que melhor se adapta ao clima e a época do ano. No verão, a procura maior é por praias e cachoeiras; no outono é tempo de aproveitar os encantos do interior. Umas das características da estação que marca a transição entre o verão e o inverno são os dias ensolarados e quentes e as noites com temperaturas mais amenas.

Este cenário é perfeito para descobrir o turismo na Estância Hidromineral de Socorro – cidade turística localizada no Circuito das Águas Paulista e referência em atividades de aventura e ecoturismo – na Serra da Mantiqueira. Rodeada por montanhas imponentes, cachoeiras exuberantes e trilhas pitorescas, o município é um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza.

Anuncio

Os dias mais quentes são propícios para as atividades de aventura, inclusive os que são na água como rafting, boia cross, caiaque, standup paddle e banhos de cachoeira, por exemplo. Ou mesmo para se divertir e se refrescar na piscina ou em uma “prainha”, com direito a areia e cadeira típica de praia. O andar de bicicleta, fazer trilha, passeio pelo centro histórico da cidade e pescaria, onde as pessoas ficam expostas ao sol, nesta época são melhores aproveitados. Opções não faltam, já que o município oferece mais de 30 atividades para diferentes idades e estilos.

O sol consegue enriquecer o café da manhã e o piquenique ao ar livre e o almoço em locais abertos. Sem contar que é um incentivo aos sorvetes, milk shakes e guloseimas, que “caem muito bem”.   

Advertisement

É no outono que o pôr do sol começa a ganhar mais cores para, no inverno, atingir o ápice da beleza e de verdadeiros espetáculos da natureza. Na cidade, vários pontos altos preparam o ambiente para receber os turistas para esta encantadora experiência, com música ao vivo, comes, bebes e lugar especial para sentar e contemplar.

Já o friozinho da noite é convidativo para uma comida mais aconchegante ou um bom vinho nos restaurantes, lanchonetes e bares de Socorro. Nesta época já aparecem opções de bebidas quentes como capuccino, chocolates e chás. Para finalizar, camas que “abraçam”, acolhem e ajudam a relaxar, em um dos inúmeros hotéis e pousadas existentes.

“Além dos atrativos, outono é uma excelente época para viajar, já que é considerada baixa temporada e, então, os locais estão mais tranquilos e com custo x benefício mais vantajoso”, lembra Monica Sartori, Secretária de Turismo da Estância Hidromineral de Socorro.  

Informações sobre os hotéis, gastronomia, aventura e compras no site oficial do turismo de Socorro: www.socorro.tur.br 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Passeios e Viagens

Grande parque com entrada gratuita e diversas atrações para toda família há menos de uma hora de Hortolândia

parque com entrada gratuita

Existe um grande parque com entrada gratuita há menos de uma hora de Hortolândia. O Parque da Cidade conta com represa e uma extensa lista de atrações e serviços, ou seja, é diversão garantida para toda família.

Horário de funcionamento do Parque da Cidade

Aberto todos os dias, o parque oferece uma ampla gama de atividades para todas as idades. De segunda a sexta-feira, o horário de funcionamento é das 6h30 às 19h, enquanto aos sábados, domingos e feriados, o horário é das 6h30 às 18h.

Anuncio

Entre as comodidades disponíveis, destacam-se lanchonete, banheiros, estacionamento gratuito e uma diversidade de opções de entretenimento, como pista de caminhada e ciclovia, playground com brinquedos acessíveis para pessoas com deficiência, academia ao ar livre, quadras esportivas, pista de aeromodelismo e pista de automodelismo.

parque da cidade meio

Além disso, o parque oferece um espaço tranquilo para relaxamento e contemplação, com o belo jardim japonês e o Centro Náutico, onde os visitantes podem desfrutar de atividades aquáticas.

É importante ressaltar que não é necessário fazer agendamento para visitar o Parque da Cidade. No entanto, é importante observar que não é permitida a entrada de animais de estimação no local.

Advertisement

Endereço do parque com entrada gratuita próximo a Hortolândia

Localizado na Rodovia João Cereser, km 66, no bairro Pinheirinho, em Jundiaí, o Parque da Cidade é um convite para desfrutar de momentos de lazer, diversão e contato com a natureza em um ambiente amplo e acolhedor.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Passeios e Viagens

5 cidades próximas a Hortolândia para viajar na Páscoa

cidades próximas a Hortolândia para viajar

Que tal conhecer cidades próximas a Hortolândia para viajar nesta Páscoa? Com essa lista em mãos você poderá conferir a variedade de atrações em nossa região, seja em Holambra, Itu ou nas outras que apresentaremos aqui.

5 cidades próximas a Hortolândia para viajar na Páscoa

Holambra (aproximadamente 50 km de distância)

Seu maior destaque é a famosa Expoflora, mas além disso, Holambra oferece outros atrativos, como um roteiro gastronômico, com restaurantes que servem pratos típicos da culinária holandesa, o Moinho Povos Unidos e o Museu Histórico da Imigração.

Anuncio

Para quem deseja estender sua estadia, a cidade dispõe de diversas opções de hospedagem, incluindo hotéis, pousadas e campings, garantindo uma experiência completa em contato com a natureza.

Atibaia (aproximadamente 87 km de distância)

O local oferece uma variedade de atividades voltadas para esportes e ecoturismo, como voo de asa delta, tirolesa e arvorismo, que podem ser praticados no Monumento Natural Estadual da Pedra Grande.

Advertisement

Além disso, Atibaia conta com uma ampla oferta de hospedagem em hotéis e pousadas, proporcionando conforto e tranquilidade aos visitantes durante sua estadia.

cidades próximas a Hortolândia para viajar
cidades próximas a Hortolândia para viajar

Serra Negra (aproximadamente 90 km de distância)

Além das famosas fontes de água, Serra Negra oferece belas paisagens, como o Alto da Serra, de onde é possível avistar mais de 10 cidades da região. Os visitantes também podem desfrutar de espaços verdes, como o Parque e Represa Dr. Jovino Silveira e o Lago dos Macaquinhos.

Com uma variedade de opções de hospedagem, desde hotéis a pousadas, Serra Negra é um destino ideal para quem busca relaxamento e contato com a natureza.

cidades próximas a Hortolândia para viajar
cidades próximas a Hortolândia para viajar

Bragança Paulista (aproximadamente 89 km de distância)

Bragança Paulista oferece diversas opções de turismo em meio à natureza. O Lago do Taboão é um dos principais pontos turísticos da cidade, ideal para atividades de lazer e descanso.

Além disso, Bragança Paulista possui o Bosque das Araucárias e o Parque Refúgio das Aves, que são espaços de preservação ambiental da fauna silvestre. Outro destaque é a Represa do Jaguary, parte do Complexo Cantareira, que oferece paisagens deslumbrantes e atividades ao ar livre para os visitantes.

cidades próximas a Hortolândia para viajar
cidades próximas a Hortolândia para viajar

Itu (aproximadamente 58 km de distância)

Itu é um ótimo destino para quem busca contato com a natureza, com opções de campings, pousadas e fazendas para hospedagem. O Parque Maeda é um dos locais mais populares, oferecendo diversas atividades de lazer, como pesca, hospedagem e gastronomia.

Com sua rica oferta de atrações e opções de hospedagem, Itu é uma escolha ideal para quem deseja uma viagem divertida e memorável durante a Páscoa.

Advertisement
cidades próximas a Hortolândia para viajar
cidades próximas a Hortolândia para viajar

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

Mega-Sena Mega-Sena
Brasil31 minutos ago

Sorteio da Mega-Sena 2717: confira os números premiados

Na noite desta quinta-feira (25), foram divulgados os números sorteados da Mega-Sena concurso 2717. Os números premiados são: 06 –...

Praça da Cidadania Praça da Cidadania
Nossa Cidade3 horas ago

Praça da Cidadania, em Hortolândia, é aberta ao público em evento que teve presença do Governador de SP

Hortolândia marca um importante marco em sua trajetória ao inaugurar, nesta quinta-feira (25/04), a primeira Praça da Cidadania da Região...

diminuir o calor dentro de casa diminuir o calor dentro de casa
Nossa Cidade6 horas ago

Calorão bate 32ºC e deve subir mais na próxima semana em Hortolândia

A previsão para a sexta-feira (26) é de predomínio de céu claro pela manhã e à noite, mas períodos de...

sp101 sp101
Nossa Região7 horas ago

SP 101 vai ganhar passarela, confira:

A Rodovias do Tietê, concessionária responsável pela administração das rodovias que formam o Corredor Leste da Rodovias do Tietê, inicia...

concurso concurso
Brasil11 horas ago

Local de prova do Concurso Unificado é divulgado hoje

Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) disponibiliza, nesta quinta-feira (25), às 10h, o Cartão de Confirmação...

Mega-Sena Mega-Sena
Brasil12 horas ago

Mega-Sena sorteia hoje prêmio estimado em R$ 6 milhões

Na noite desta quinta-feira (25), ocorre o sorteio da Mega-Sena, concurso número 2717, com prêmio principal estimado em R$ 6...

Dia Mundial da Água Dia Mundial da Água
Nossa Região12 horas ago

O reúso da água é tema de seminário técnico voltado para a indústria da região de Campinas

Em 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25/05), será realizado o seminário técnico Conexão Opersan, especialmente desenvolvido para...

Advertisement
cinema

Populares