Passeios e Viagens

3 tipos de turismo diferentes para fazer em Fortaleza

Capital cearense oferece passeios e pontos turísticos para gostos variados.

Fortaleza, capital do Ceará, vem se consolidando como uma das cidades que mais atrai turistas. Para este verão, entre dezembro e fevereiro, a projeção do governo estadual é que mais de 1,2 milhão de turistas visitem o estado, com a capital sendo um dos pontos turísticos mais procurados pelos viajantes.

Anuncio


De fora ou de dentro do país, os turistas vêm de várias formas, seja comprando passagem de ônibus para Fortaleza de Guanabara ou de avião. Neste período mais quente e com a proximidade do Carnaval, o que todos querem é aproveitar as belezas da cidade.

E o governo local tem investido na recepção dos turistas do Brasil e do mundo. Estão sendo aplicados mais de R$ 40 milhões em uma série de obras de infraestrutura, com o intuito de não apenas proporcionar uma melhor experiência para os turistas, mas também melhorar a vida dos moradores.

E se tem algo que ajuda a tornar a cidade ainda mais atrativa para os turistas é a variedade de opções do que se pode conhecer e desfrutar nela. Abaixo, conheça as diferentes alternativas para aproveitar sua estadia na capital cearense.

Turismos variados

A diversidade de atrações é enorme, e o que não falta são opções que atendem todos os tipos de gostos. Para facilitar, separamos três roteiros distintos para explorar a cidade.

Sol e praia

Para quem vai à cidade buscando belas praias para se refrescar no mar, o principal ponto turístico que merece ser destacado é a Praia do Futuro. Com 8 km de orla, ela é a que apresenta uma das melhores estruturas do país, com uma enorme variedade de barracas que atendem às mais diversas necessidades.

Lá, além de usufruir dos serviços de venda de comida e bebida, é possível encontrar piscinas, arenas poliesportivas e, até mesmo, cabeleireiro. O belo visual da praia é somado aos favoráveis ventos, que ajudam na prática de esportes como windsurf, resultando num espaço à beira-mar que satisfaz a todos, desde aqueles que querem apenas contemplar a natureza até os que procuram atividades mais radicais.

Não se trata de uma praia, mas outra opção para quem quer combinar Sol e diversão aquática é o Beach Park. A atração é localizada em Aquiraz, município que fica a apenas 22 km de distância de Fortaleza. O parque aquático, conhecido por todo o Brasil, é um passeio indispensável para quem gosta desse tipo de lazer.

Entre as opções de brinquedos mais radicais, estão os toboáguas Vaikuntudo e Insano. Este último conta com 41 m de altura e uma inclinação de quase 90°, fazendo com que a velocidade da queda chegue aos 105 km/h. Interessados em atividades mais tranquilas ainda podem aproveitar o Aquashow da Correnteza Encantada.

Cultura

A parte urbana da cidade também tem encantos a oferecer, sobretudo na área cultural. Um dos locais procurados pelos visitantes é o Forte Nossa Senhora de Assunção, no qual é possível ver como a catedral da Arquidiocese de Fortaleza apresenta uma rica arquitetura influenciada pela arte gótica.

Para os fãs de museus, dois passeios recomendadíssimos: o Museu da Indústria e o Museu da Fotografia. O primeiro guarda e preserva as memórias e objetos de séculos de desenvolvimento da história industrial do Ceará. Já o segundo conta com um acervo de mais de 2.500 obras, dedicando-se totalmente à contemplação da arte fotográfica.

É possível, ainda, prestigiar um dos grandes artistas brasileiros: o músico Belchior. A cidade conta com o Memorial Belchior, com documentos, imagens e, claro, um acervo de músicas do cantor, nascido no estado e que faleceu em abril de 2017.

Gastronomia

Quem quiser comer bem na capital cearense encontrará opções de sobra. Entre os principais pratos da região, é possível saborear refeições como arroz com camarão no coco e bolinho de fava com pernil, além de poder comer petiscos e doces, como a tradicional rapadura.

São muitas opções de bares e restaurantes que podem ser conhecidos. Para quem quer degustar as comidas típicas, as opções incluem os restaurantes Cantinho do Frango, Restaurante Terra do Sol e Restaurante Tilápia, por exemplo.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo